I
- Proposta
Para
o debate, a turma deve dividir-se em dois grupos, um com 11, outro
com 12 alunos.
O
tema a ser debatido é: “Por que integrar tecnologias às aulas de
Física da escola básica?”
Um
grupo deve defender a integração, o outro criticá-la, observando
que, tanto a defesa, quanto a crítica, devem estar fundamentadas nos
textos disponibilizados pelo professor no blog da disciplina
ou em outros extraídos da Internet pelos alunos e indicados ao final
da argumentação.
A
argumentação (defesa ou crítica) não pode consistir em mera
opinião ou senso comum.
Como
se trata de um debate, cada argumento postado deve ser replicado pelo
outro grupo.
Cada
grupo deve postar ao menos três argumentos.
II - Tira dúvidas
Todos os textos sugeridos devem ser lidos?
O aluno decide quantos textos irá ler. Lembrando que a
leitura é necessária para realizar o "debate", que
corresponde à terceira etapa da atividade proposta. A leitura dará
sustentação aos argumentos do grupo.
Como
funciona o debate?
Conforme
proposto, dois grupos devem debater o tema “Por que
integrar tecnologias às aulas de Física da escola básica?”. O
primeiro grupo defende essa integração, o segundo questiona. Na
defesa ou no questionamento não são aceitos argumentos do senso
comum, ou seja, não fundamentados em estudos sobre o assunto.
No debate, é possível usar outros textos na fundamentação dos
argumentos, além dos sugeridos pelo professor da disciplina?
Sim. Contudo, o grupo deve observar que um dos critérios de
avaliação é “consistência”. Para obtê-la, deve usar “fontes
seguras”, tais como as indicadas.
Cada grupo deve postar ao menos três argumentos. Quanto mais
consistentes os argumentos, melhor a avaliação.
Sobre a constituição dos grupos
Como formar os dois grupos?
O primeiro grupo é formado pelos alunos que irão postar as aulas
pares, o segundo, pelos alunos que irão postar as aulas ímpares.
Que grupo defende e que grupo questiona o tema?
O grupo das aulas pares defende a integração, o grupo das aulas
ímpares a questiona.
Assim, temos:
Grupo 1
|
Aulas pares
|
Aula 2, Aula 4, Aula 6, Aula 8,
Aula 10
|
Defende o tema
|
Grupo 2
|
Aulas ímpares
|
Aula 1, Aula 3, Aula 5, Aula 7,
Aula 9
|
Questiona o tema
|
O grupo deve se reunir para discutir o tema antes de postar os
argumentos no blog?
Esta é uma decisão do grupo.
III - Novas orientações
1. Para o debate, temos dois grupos, um que defende, outro que
critica ou questiona o tema indicado. Como dito na aula de 06/08,
cada aluno do grupo posta três argumentos. Ou seja, a
postagem é individual.
(O grupo serve apenas para identificar de que lado o aluno está:
defesa ou crítica.)
2. A proposta inicial previa réplica. Confiram (item II). Mas, em
função do tempo curto, eliminaremos este procedimento. Não
haverá réplica, exceto se o aluno quiser usar o argumento do
colega como “gancho” para o seu próprio, sem descuidar da
fundamentação.
3. Na argumentação, “achismos” não serão aceitos. “Eu
acho que…” não é argumentação, é senso comum, portanto não
atende ao proposto. Isto também foi dito na aula de 06/08. Todo
argumento deve ter embasamento teórico. Para isso foram
indicados artigos, no blog.
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