terça-feira, 20 de agosto de 2013

Intruções para o Debate

I - Proposta

Para o debate, a turma deve dividir-se em dois grupos, um com 11, outro com 12 alunos.
O tema a ser debatido é: “Por que integrar tecnologias às aulas de Física da escola básica?”
Um grupo deve defender a integração, o outro criticá-la, observando que, tanto a defesa, quanto a crítica, devem estar fundamentadas nos textos disponibilizados pelo professor no blog da disciplina ou em outros extraídos da Internet pelos alunos e indicados ao final da argumentação.
A argumentação (defesa ou crítica) não pode consistir em mera opinião ou senso comum.
Como se trata de um debate, cada argumento postado deve ser replicado pelo outro grupo.
Cada grupo deve postar ao menos três argumentos.

II - Tira dúvidas

Todos os textos sugeridos devem ser lidos?
O aluno decide quantos textos irá ler. Lembrando que a leitura é necessária para realizar o "debate", que corresponde à terceira etapa da atividade proposta. A leitura dará sustentação aos argumentos do grupo.

Como funciona o debate?
Conforme proposto, dois grupos devem debater o tema “Por que integrar tecnologias às aulas de Física da escola básica?”. O primeiro grupo defende essa integração, o segundo questiona. Na defesa ou no questionamento não são aceitos argumentos do senso comum, ou seja, não fundamentados em estudos sobre o assunto.

No debate, é possível usar outros textos na fundamentação dos argumentos, além dos sugeridos pelo professor da disciplina?
Sim. Contudo, o grupo deve observar que um dos critérios de avaliação é “consistência”. Para obtê-la, deve usar “fontes seguras”, tais como as indicadas.
Cada grupo deve postar ao menos três argumentos. Quanto mais consistentes os argumentos, melhor a avaliação.

Sobre a constituição dos grupos

Como formar os dois grupos?
O primeiro grupo é formado pelos alunos que irão postar as aulas pares, o segundo, pelos alunos que irão postar as aulas ímpares.

Que grupo defende e que grupo questiona o tema?
O grupo das aulas pares defende a integração, o grupo das aulas ímpares a questiona.

Assim, temos:

Grupo 1
Aulas pares
Aula 2, Aula 4, Aula 6, Aula 8, Aula 10
Defende o tema
Grupo 2
Aulas ímpares
Aula 1, Aula 3, Aula 5, Aula 7, Aula 9
Questiona o tema

O grupo deve se reunir para discutir o tema antes de postar os argumentos no blog?
Esta é uma decisão do grupo.

III - Novas orientações

1. Para o debate, temos dois grupos, um que defende, outro que critica ou questiona o tema indicado. Como dito na aula de 06/08, cada aluno do grupo posta três argumentos. Ou seja, a postagem é individual.
(O grupo serve apenas para identificar de que lado o aluno está: defesa ou crítica.)

2. A proposta inicial previa réplica. Confiram (item II). Mas, em função do tempo curto, eliminaremos este procedimento. Não haverá réplica, exceto se o aluno quiser usar o argumento do colega como “gancho” para o seu próprio, sem descuidar da fundamentação.


 3. Na argumentação, “achismos” não serão aceitos. “Eu acho que…” não é argumentação, é senso comum, portanto não atende ao proposto. Isto também foi dito na aula de 06/08. Todo argumento deve ter embasamento teórico. Para isso foram indicados artigos, no blog.

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