Possíveis
dúvidas sobre o preparo do PLANO DE AULA
O
que o plano de aula deve conter?
O plano de aula proposto deve conter elementos essenciais e
agregados.
I
- Elementos essenciais
São
elementos essenciais: conteúdo, objetivo, metodologia e fontes.
1.
Conteúdo
Informe
o conteúdo da Física do Ensino Médio que será abordado em sua
aula.
Dica:
lembre-se de fazer o “recorte”. Delimite bem o conteúdo,
certifique-se de que não esteja amplo demais.
2.
Objetivo
Informe
o que pretende com sua aula.
Dica:
fuja ao óbvio, evitando expressões do tipo “ensinar isto ou
aquilo”.
3.
Metodologia
Detalhe o desenvolvimento de sua aula, do início ao final,
informando: local, duração, recursos materiais e, principalmente, a
sequência didática, que inclui as atividades previstas.
Dica: lembre-se do exemplo “se tenho como objetivo ir do
IBILCE para a minha casa, preciso pensar como fazer isso: a que horas
irei? Que meio de transporte utilizarei? Com quem irei? Quanto tempo
demorará o percurso? etc.”.
Observe que objetivo e metodologia encontram-se estreitamente
vinculados, de maneira que a metodologia traçada para a sua aula
pode conduzir (ou não) ao objetivo almejado.
4.
Fontes
Informe as obras e/ou sites consultados para o preparo de sua
aula (inclusive as fontes das quais extraiu materiais como applets ou
vídeos).
Exemplo:
Blog
Física Essencial. Disponível em:
<http://fisicaessencial.blogspot.com>. Acessado em: 19 jun.
2013.
II
- Elementos agregados
São elementos agregados: figuras (fotos ou imagens), hiperlinks
(rompem com a linearidade do texto), vídeos, applets (experimento,
simulação ou jogo virtual) e outros.
Esses elementos conferem ao plano um caráter não convencional. Por
isso, o blog tem espaço reservado para a postagem de uma
“aula”, não de um “plano de aula” em formato clássico.
A função do plano é dar sustentação à aula. Assim, se seu plano
prevê o uso de uma simulação ou experimento virtual, poste-o no
blog. Se sua estratégia é recorrer à história para tornar
um conceito de Física significativo ao aluno, use imagens,
hiperlinks, vídeos e outros recursos. Se essa estratégia
consistir em levar o cotidiano do aluno para a sala de aula, use
figuras, vídeos, matérias de jornal ou revista (indicadas como
hiperlinks) etc.
Em suma, construa um plano de aula ilustrado. Integre os
recursos da Internet à aula, sem descuidar dos elementos essenciais
(item I) da mesma.
Ao preparar a sua aula, lembre-se que ela poderá ser útil ao
professor que ensina Física na escola básica.
Possíveis dúvidas relacionadas ao DEBATE:
Sobre
os artigos indicados para leitura
Todos
os textos sugeridos devem ser lidos?
O
aluno decide quantos textos irá ler. Lembrando que a
leitura é necessária para realizar o "debate", que
corresponde à terceira etapa da atividade proposta. A leitura dará
sustentação aos argumentos do grupo.
Como
funciona o debate?
Conforme
proposto, dois grupos devem debater o tema “Por
que integrar tecnologias às aulas de Física da escola básica?”.
O primeiro grupo defende essa integração, o segundo questiona. Na
defesa ou no questionamento não são aceitos argumentos do senso
comum, ou seja, não fundamentados em estudos sobre o assunto.
No debate, é possível usar outros textos na
fundamentação dos argumentos, além dos sugeridos pelo professor da
disciplina?
Sim. Contudo, o grupo deve observar que um dos critérios de
avaliação é “consistência”. Para obtê-la, deve usar “fontes
seguras”, tais como as indicadas.
Cada grupo deve postar ao menos três argumentos.
Quanto mais consistentes os argumentos, melhor a avaliação.
Sobre a constituição dos grupos
Como formar os dois grupos?
O primeiro grupo é formado pelos alunos que irão postar as aulas
pares, o segundo, pelos alunos que irão postar as aulas ímpares.
Que grupo defende e que grupo questiona o tema?
O grupo das aulas pares defende a integração, o grupo das aulas
ímpares a questiona.
Assim, temos:
Grupo 1
|
Aulas pares
|
Defende o tema
|
|
Grupo 2
|
Aulas ímpares
|
Questiona o tema
|
O grupo deve se reunir para discutir o tema
antes de postar os argumentos no blog?
Esta é uma decisão do grupo. Considerando que
são do período noturno, os alunos podem optar pela comunicação no
próprio blog,
criando um espaço de discussão do tipo fórum, no qual possam expor
e discutir seus argumentos, até que o grupo esteja de acordo sobre
quais irão prevalecer.
Mais perguntas e respostas:
Pergunta 1: O conteúdo a ser tratado nos planos de aula, pelo que li no blog, são os conteúdos que já vimos de Ondas, Termodinâmica?
Pergunta 1: O conteúdo a ser tratado nos planos de aula, pelo que li no blog, são os conteúdos que já vimos de Ondas, Termodinâmica?
Resposta 1: Sim, inclusive Dualidade Onda-Partícula. Dentre esses tópicos, vocês escolhem um para desenvolver a atividade, voltada para o ensino médio.
No quadro abaixo, confira os temas sugeridos para a aula com tecnologia, correlatos aos abordados na disciplina.
Temas:
|
Fonte:
|
|
Fenomenologia:
calor, temperaturas e fontes
|
Proposta
Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Física
2009 – 2ª
Série
Volumes 1 a
4
|
|
Trocas de
calor e propriedades térmicas da matéria
|
||
Aquecimento e clima
|
||
Calor como energia
|
||
Máquinas térmicas
|
||
Entropia e degradação da
energia
|
||
Som: fontes, características
físicas e usos
|
||
Luz: fontes e características
físicas
|
||
Luz e cor
|
||
Ondas
eletromagnéticas e transmissões eletromagnéticas
|
||
Pergunta 2: Queria saber como será dividida a turma para a terceira etapa da atividade proposta e onde posso achar material para embasamento teórico para redigir os comentários referentes à terceira etapa.
Resposta 2: A turma será dividida em dois grupos: um grupo defenderá o uso de tecnologias no ensino de Física, e o outro grupo criticará, usando argumentos, claro. Em breve os textos estarão disponíveis no blog.
Encaminhe a sua dúvida: Contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite o seu comentário sobre o plano de aula escolhido.