PLANO DE AULA
Escola: Escola Estadual Alberto
Andaló
Professora: Carolina Macedo de
Oliveira
Turma: “Vamos entender Física”
Ano/Semestre: 2013/ 2º Semestre
Aula nº: 1 e 2
Data: 09/08/2013
Horário de início e término da aula: 7:00h-7:50h, 7:50h-8:40h
Público Alvo: 2ª Série do Ensino Médio.
Público Alvo: 2ª Série do Ensino Médio.
Conteúdo
Será ministrada nesta aula uma
introdução a Ondas Mecânicas, onde definirei ondas mecânicas e exemplificarei
algumas delas.
Objetivos
Mostrar aos alunos que ondas mecânicas
estão no nosso cotidiano, defini-las, mostrar o que são ondas sonoras e qual o
meio de propagação das ondas.
Metodologia
Iniciarei esta aula, questionando os
alunos sobre os tipos de ondas que conhecem, que imaginem que sejam e o que
sabem sobre ondas. E então a partir deste conhecimento inicial, separarei o que
são ondas mecânicas e as que não são, e utilizando da metodologia de TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), passarei um vídeo
sobre ondas mecânicas, que é o foco da aula, e depois deste passarei a
definição de ondas e então utilizarei de um simulador de ondas na corda,
mostrando a frequência, tensão e amplitude, para melhor explica-las.
Avaliação
Através do “Simulador de Ondas na
Corda”, farei diversas simulações, e variando a frequência, tensão e amplitude,
perguntarei aos alunos o que observam e quais as diferenças que apresenta com
as variações feitas. Assim podendo perceber se entenderam o conteúdo apresentado.
E então, perguntarei o que entenderam sobre ondas, discutindo assim as duvidas,
também apresentadas.
Variável Didática
Os alunos podem não lembrar exemplo
algum de ondas, podem demonstrar desinteresse e serem não participativos, e os
equipamentos eletrônicos podem apresentar falhas.
Fontes Consultadas:
YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Física
II, Termodinâmica e Ondas São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2008;
Simulador Ondas na Corda, disponível
em: http://phet.colorado.edu/sims/wave-on-a-string/wave-on-a-string_pt_BR.html;
Wikipédia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Onda_mec%C3%A2nica;
Vídeo Ondas Mecânicas (Física Vivencial), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bk7TI-hRBP8;
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Espaço para comentários |
Pontos Fortes:
ResponderExcluirA utilização do simulador de ondas na corda é apropriada para o ensino de ondas mecânicas e de suas características, pois, os alunos, tendo a oportunidade, podem manipular as grandezas físicas de uma onda e perceberem os diferentes tipos de ondas.
Além disso, usar o simulador se adequa ao propósito de introduzir as TIC’s no processo de ensino- aprendizagem de Física, sendo este um instrumento para a construção do conhecimento.
Pontos Fracos:
• O conteúdo de ensino não está detalhado e também não está delimitado; assim, ao ler a Aula 7 não é possível identificar claramente o que será abordado em aula, uma vez que o conteúdo de ondas mecânicas é bastante amplo.
• Utilizando a simulação de onda na corda é possível atingir bons resultados, mas, nesta aula, não está claro o modo como isto acontecerá. Seria importante a elaboração de um roteiro a ser seguido pelos alunos para o registro das atividades realizadas durante a utilização do simulador pelos mesmos.
• O vídeo sugerido contém 7 minutos de duração, o que é um tempo considerável, mas, não é totalmente esclarecedor e é até um pouco fora do contexto.
• O plano de aula não contém em sua estrutura hiperlinks ou imagens que poderiam torná-lo mais interessante.
• A metodologia e o objetivo não estão totalmente ligados, o que impede que os alunos aprendam sobre ondas mecânicas.
• A avaliação é feita por observação, pois não consta que serão recolhidos registros dos alunos. Este método não é seguro, pois ao adotá-lo, a professora estará confiando apenas nos seus sentidos, deixando de lado a necessidade de se ter registros que ajudem a avaliar o aluno.
• Nas variáveis didáticas não podemos considerar o desinteresse por parte dos alunos, pois cabe ao professor despertar o interesse destes, levando-os aos questionamentos e à construção do conhecimento.
Pontos Fortes:
ResponderExcluirO ponto forte dessa aula é o uso do simulador de onda na corda, que é adequado para o ensino de ondas mecânicas, pois ajudam os alunos a compreenderem melhor o comportamento da onda quando alteramos suas características.
A simulação, como TIC, promove o conhecimento, pois potencializa o processo de ensino-aprendizagem de ondas mecânicas.
Pontos Fracos:
O conteúdo abordado não está detalhado conforme o que será ministrado na aula. Para que seja possível mostrar o domínio que a professora tem sobre os conceitos, a sugestão é demarcar o conteúdo em tópicos e explicá-lo com um breve texto.
O objetivo e a metodologia não estão estritamente articulados, uma vez que a metodologia não está bem definida e nem detalhada. O vídeo proposto é cansativo e pouco interessante, além de mostrar um único tipo de onda mecânica (ondas sonoras). A simulação escolhida é apropriada para o ensino do conceito, mas deveria ser explorada pelos alunos com o intuito de potencializar o aprendizado.
A avaliação é feita através da participação dos alunos durante a aula, o que não é uma boa opção já que muitas vezes o aluno deixa de participar por timidez, por exemplo. Esse tipo de avaliação não é eficaz, pois o professor tem que confiar na sua percepção; sendo assim, a melhor opção é fazer uso de registros que o auxiliem na avaliação justa dos alunos.
O desinteresse dos alunos não é uma variável didática, pois depende de como o professor ministra a sua aula, assim ele pode desenvolvê-la de modo que o aluno demonstre interesse, facilitando a apropriação do conhecimento.