Aula 7

PLANO DE AULA
Escola: Escola Estadual Alberto Andaló
Professora: Carolina Macedo de Oliveira
Turma: “Vamos entender Física”
Ano/Semestre: 2013/ 2º Semestre
Aula nº: 1 e 2             Data09/08/2013
Horário de início e término da aula: 7:00h-7:50h, 7:50h-8:40h
Público Alvo: 2ª Série do Ensino Médio.

Conteúdo
Será ministrada nesta aula uma introdução a Ondas Mecânicas, onde definirei ondas mecânicas e exemplificarei algumas delas.

Objetivos
Mostrar aos alunos que ondas mecânicas estão no nosso cotidiano, defini-las, mostrar o que são ondas sonoras e qual o meio de propagação das ondas.

Metodologia
Iniciarei esta aula, questionando os alunos sobre os tipos de ondas que conhecem, que imaginem que sejam e o que sabem sobre ondas. E então a partir deste conhecimento inicial, separarei o que são ondas mecânicas e as que não são, e utilizando da metodologia de TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), passarei um vídeo sobre ondas mecânicas, que é o foco da aula, e depois deste passarei a definição de ondas e então utilizarei de um simulador de ondas na corda, mostrando a frequência, tensão e  amplitude, para melhor explica-las.

Avaliação
Através do “Simulador de Ondas na Corda”, farei diversas simulações, e variando a frequência, tensão e amplitude, perguntarei aos alunos o que observam e quais as diferenças que apresenta com as variações feitas. Assim podendo perceber se entenderam o conteúdo apresentado. E então, perguntarei o que entenderam sobre ondas, discutindo assim as duvidas, também apresentadas.

Variável Didática
Os alunos podem não lembrar exemplo algum de ondas, podem demonstrar desinteresse e serem não participativos, e os equipamentos eletrônicos podem apresentar falhas.

Fontes Consultadas:
YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Física II, Termodinâmica e Ondas São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2008;



Vídeo Ondas Mecânicas (Física Vivencial), disponível  em: https://www.youtube.com/watch?v=Bk7TI-hRBP8;




Espaço para comentários




2 comentários:

  1. Pontos Fortes:
    A utilização do simulador de ondas na corda é apropriada para o ensino de ondas mecânicas e de suas características, pois, os alunos, tendo a oportunidade, podem manipular as grandezas físicas de uma onda e perceberem os diferentes tipos de ondas.
    Além disso, usar o simulador se adequa ao propósito de introduzir as TIC’s no processo de ensino- aprendizagem de Física, sendo este um instrumento para a construção do conhecimento.

    Pontos Fracos:
    • O conteúdo de ensino não está detalhado e também não está delimitado; assim, ao ler a Aula 7 não é possível identificar claramente o que será abordado em aula, uma vez que o conteúdo de ondas mecânicas é bastante amplo.
    • Utilizando a simulação de onda na corda é possível atingir bons resultados, mas, nesta aula, não está claro o modo como isto acontecerá. Seria importante a elaboração de um roteiro a ser seguido pelos alunos para o registro das atividades realizadas durante a utilização do simulador pelos mesmos.
    • O vídeo sugerido contém 7 minutos de duração, o que é um tempo considerável, mas, não é totalmente esclarecedor e é até um pouco fora do contexto.
    • O plano de aula não contém em sua estrutura hiperlinks ou imagens que poderiam torná-lo mais interessante.
    • A metodologia e o objetivo não estão totalmente ligados, o que impede que os alunos aprendam sobre ondas mecânicas.
    • A avaliação é feita por observação, pois não consta que serão recolhidos registros dos alunos. Este método não é seguro, pois ao adotá-lo, a professora estará confiando apenas nos seus sentidos, deixando de lado a necessidade de se ter registros que ajudem a avaliar o aluno.
    • Nas variáveis didáticas não podemos considerar o desinteresse por parte dos alunos, pois cabe ao professor despertar o interesse destes, levando-os aos questionamentos e à construção do conhecimento.

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  2. Pontos Fortes:

    O ponto forte dessa aula é o uso do simulador de onda na corda, que é adequado para o ensino de ondas mecânicas, pois ajudam os alunos a compreenderem melhor o comportamento da onda quando alteramos suas características.
    A simulação, como TIC, promove o conhecimento, pois potencializa o processo de ensino-aprendizagem de ondas mecânicas.

    Pontos Fracos:

    O conteúdo abordado não está detalhado conforme o que será ministrado na aula. Para que seja possível mostrar o domínio que a professora tem sobre os conceitos, a sugestão é demarcar o conteúdo em tópicos e explicá-lo com um breve texto.
    O objetivo e a metodologia não estão estritamente articulados, uma vez que a metodologia não está bem definida e nem detalhada. O vídeo proposto é cansativo e pouco interessante, além de mostrar um único tipo de onda mecânica (ondas sonoras). A simulação escolhida é apropriada para o ensino do conceito, mas deveria ser explorada pelos alunos com o intuito de potencializar o aprendizado.
    A avaliação é feita através da participação dos alunos durante a aula, o que não é uma boa opção já que muitas vezes o aluno deixa de participar por timidez, por exemplo. Esse tipo de avaliação não é eficaz, pois o professor tem que confiar na sua percepção; sendo assim, a melhor opção é fazer uso de registros que o auxiliem na avaliação justa dos alunos.
    O desinteresse dos alunos não é uma variável didática, pois depende de como o professor ministra a sua aula, assim ele pode desenvolvê-la de modo que o aluno demonstre interesse, facilitando a apropriação do conhecimento.

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