PLANO DE AULA
Escola: Colégio
“Chafik Saab”
Professores:
Honan Esteves e Mayara Laís Zanon
Turma:
“Da Hora”
Ano/Semestre: 2013/
2º Semestre
Aulas nº:
01 e 02
Data: 29/08/2013
Horário de início e de término da
aula: 21h10min às 22h30
Público Alvo:
2ª Série A do Ensino Médio
Conteúdo
Trataremos neste Plano de Aula
sobre o Efeito Doppler “que constitui o fenômeno
pelo qual um observador percebe frequências diferentes das emitidas por uma
fonte e acontece devido à velocidade relativa entre a onda sonora e o movimento
relativo entre o observador e/ou a fonte” (Transcrito do site Só Física).
Observe
a situação abaixo (Figura 1), em que a fonte sonora (sirene da ambulância) e o
observador estão parados, neste caso o observador ouvirá o som da sirene com a
mesma frequência em todo o momento que a ambulância estiver parada, pois as
ondas sonoras se propagam em todas as direções de maneira uniforme.
Figura 1 – Fonte
Sonora em Repouso
Agora,
veja outra situação (Figura 2), onde o observador está parado e a fonte sonora
se aproxima dele. Neste caso, conforme a ambulância se aproxima do observador,
ele ouvirá cada vez mais alto e agudo, o som da sirene. E isso ocorre, pois ao
se aproximar do observador, a ambulância (em movimento) comprime o ar que se
encontra à sua frente, assim, as ondas emitidas pela sirene ficam acumuladas à
frente da ambulância, fazendo com que a frequência do som seja percebida como
mais alta ao se aproximar do observador.
Figura 2 – Fonte
Sonora se aproximando do Observador
Figura 4 – Fonte Sonora se afastando do Observador
Fonte:
Uol Educação
Explicamos,
então, como ocorre o Efeito Doppler através de situações, analisamos as
situações, comparamo-las com a igualdade λ = v/f , e agora vamos
apresentar uma fórmula que nos ajudará muito na resolução de problemas com o
Efeito Doppler. É a seguinte:
Figura 5 – Fórmula do Efeito Doppler
Fonte: Só Física
Onde
f0 = frequência aparente percebida pelo observador, ff =
frequência real emitida, vf = velocidade da fonte, v = velocidade da
onda sonora.
O sinal de vf é negativo quando a fonte se aproxima do observador e positivo quando a fonte se afasta dele.
O sinal de vf é negativo quando a fonte se aproxima do observador e positivo quando a fonte se afasta dele.
Exemplo
(Acadêmico Rio Grande IFRS): Um automóvel com velocidade constante de
108 km/h passa buzinando por um pedestre parado. A frequência do som
emitido pela buzina é 500 Hz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar é
de 340 m/s, determine a frequência do som que o pedestre ouvirá ao ser
ultrapassado pelo veículo.
Para
resolvermos, primeiramente temos que relacionar esses dados com os itens da
fórmula. A velocidade do automóvel de 108 km/h é a velocidade da fonte = vf
(e será positiva, pois no exercício o carro ultrapassa o pedestre, ou seja, se
afasta dele), pois o automóvel buzina então ele é a fonte sonora. A frequência
do som emitida pela buzina é 500Hz, ou seja, é a frequência real emitida = ff.
A velocidade do som no ar é 340m/s, o som no ar nada mais é do que ondas
sonoras se propagando, essa velocidade é a velocidade da onda sonora = v. O
exercício quer saber a frequência do som que o pedestre ouvirá quando for
ultrapassado pelo veículo, ou seja, f0 = frequência aparente
percebida pelo observador. Identificado cada item, é só substituirmos na
fórmula e resolver a equação, encontrando assim a f0. Observe que as
velocidades dadas no exercício estão com unidades de medida diferentes, antes
de substituir na fórmula deve-se transformar uma delas para ficar na mesma
medida da outra (pode multiplicar 340m/s por 3,6 para converter para Km/h).
O Efeito Doppler não ocorre
somente com ondas sonoras (onda mecânica), também é válido para a luz (onda
eletromagnética), ele se manifesta na mudança da cor percebida pelo observador.
Mas o foco desta aula será o Efeito Doppler em ondas sonoras.
Ressaltando que o Efeito Doppler
deve ser ensinado após o conteúdo de “Ondas”, pois está diretamente relacionado
a “Ondas”.
Objetivos
Criar
condições para que os alunos aprendam, por meio de situações do dia-a-dia, o
que é o Efeito Doppler e, assim, não decorem o conteúdo, mas aprendam
verdadeiramente.
Que
os alunos consigam identificar este fenômeno ao caminharem em uma avenida,
andarem de bicicleta, passearem com o cachorro, e em tantas outras situações.
Conceitualmente,
que os alunos percebam que o Efeito Doppler está estreitamente relacionado ao
conteúdo de “Ondas” e que tem muita importância para a sociedade, tanto na
Medicina, quanto na Astronomia e até mesmo em previsões do tempo.
Metodologia
Nossa
aula será realizada de acordo com a Metodologia da Mediação Dialética (M.M.D.).
Ao mesmo tempo, em algumas etapas da aula, utilizaremos as Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC), através de slides, vídeo, simulações,
figuras. A seguir, minutamos nossa aula.
Iniciaremos
nossa aula buscando saber, através de questionamentos, se os nossos alunos
lembram-se do conteúdo sobre Ondas (O que são Ondas? O que é a frequência de
uma Onda? O que é o comprimento de uma onda?) pediremos para que se reúnam em
duplas, ao mesmo tempo, através do PowerPoint, iremos exibir imagens de
ondas (logo abaixo) para que eles observem,
pensem e reflitam (15min).
Figura 6 – Onda se propagando na água
Fonte: Pensando Alto
Figura
7 – Onda
sonora
Fonte: Mundo Educação
Figura 8 – Tipos de Ondas
Fonte: Explicatorium
Posteriormente,
pediremos para que registrem em uma folha e nos entreguem, as respostas dos
questionamentos sobre Ondas, que fizemos no início da aula. Esta investigação é necessária, pois precisamos saber as ideias
iniciais (Ondas) dos alunos para introduzirmos o novo conteúdo e para dar
continuidade à aula, caso não se lembrem, será preciso retornar ao conteúdo de Ondas
antes de prosseguir.
Dessa
forma, supondo que os alunos saibam o conteúdo de Ondas, criaremos uma
situação-problema, para que os próprios alunos confrontem suas ideias inicias
sobre “Ondas” com o novo conceito “Efeito Doppler”, pressupondo assim que
aconteça uma contradição em sua mente e fazendo com que eles mesmos busquem em
todo o seu conhecimento, saber se conseguem ou não, resolver este problema que
iremos apresentar. Iremos fazer esta etapa da aula utilizando o “Jogo de Doppler” e para isso será necessário estar com um computador na sala de aula e conectado
à Internet. Na verdade é o Efeito Doppler em um trem, haverá um observador
estacionário e uma pessoa tocando violino em cima do trem. Faremos a primeira
passagem do trem da seguinte forma: O observador estacionário é quem ouve o
barulho do violino, então apertaremos o “play” e o trem irá passar com o
instrumentista tocando o violino, quando o trem estiver se aproximando do
observador, ele ouvirá o som alto e agudo e quando o trem estiver se afastando
do observador, ele ouvirá o som baixo e grave, esse fato é o Efeito Doppler.
Com isso questionaremos os nossos alunos (Por que será que acontece isto? Ora
ele ouve o som mais alto, ora ouve o som mais baixo?) e deixaremos pensarem um
pouquinho (15min). Durante a reflexão, daremos pistas para nossos alunos,
através de imagens (exibiremos as Figuras 2 e 4 simultaneamente no PowerPoint)
e pediremos para relacionarem as imagens com o problema do trem.
Diremos
a eles: “Observem na imagem que a ambulância está em movimento e ela se
aproxima do observador que está parado e depois se afasta dele”. Na verdade é o
que ocorre com o trem, mas deixaremos eles pensarem um pouco. Depois de algum
tempo (5min) diremos: “Observem também o som da sirene que está sendo tocada e
por isso têm essas ondas se propagando. Vejam a diferença entre as ondas nas
duas imagens e tentem relacionar com o problema do trem.”
No
momento em que o trem se aproxima do observador que ouve o som do violino, o
som é agudo e alto, pois o instrumentista, o violino e o trem (ao se
movimentarem) comprimem o ar que se encontra à sua frente, assim, as ondas
emitidas pelo violino ficam acumuladas à sua frente, fazendo com que a
frequência do som seja percebida como mais alta ao se aproximar do observador.
Depois
faremos outra passagem do trem, onde o instrumentista é quem ouvirá o violino,
o trem começa a andar, o instrumentista toca o violino sem parar e ele mesmo
ouve o som, o som será o mesmo em todos os momentos. E aí também perguntaremos
aos nossos alunos “Por que será que a tonalidade do som não é alterada neste
caso?” , deixaremos refletirem (15min), e durante a reflexão daremos pistas, “
Agora não voltem mais o olhar para o observador do trem, mas para o
instrumentista!”, “ O instrumentista está parado ou está em movimento em
relação ao trem?”.
O
som percebido pelo instrumentista que está em cima do trem em movimento não
altera a sua frequência, pois o instrumentista está parado em relação ao trem,
assim a propagação das ondas ocorre de forma simétrica para o instrumentista,
sem que o instrumentista varie a frequência sonora.
Depois
de terem resolvido o problema, com o nosso conhecimento, concluiremos
explicando formalmente o que é o Efeito Doppler através das mesmas imagens e
relacionando com a seguinte igualdade λ = v/f , que já foi
feita toda a explicação detalhada no item “Conteúdo”.
Por
conseguinte, com o auxílio dos alunos, nomearemos todos os aspectos físicos que
aparecem quando o observador está parado e ouvindo o violino sendo tocado pelo
instrumentista quando o trem passar. Por exemplo, o som do violino percebido
pelo observador, é denominado por f0 = frequência aparente percebida
pelo observador; o som do violino é denominado por ff = frequência
real emitida; a velocidade do observador (que está estático) é v0=
velocidade do observador = 0; a velocidade do trem é denominada por vf =
velocidade da fonte; e a velocidade do som do violino no ar é denominada por v
= velocidade da onda sonora. Depois disso, apresentaremos uma fórmula que
contém todos esses itens e ajudará nossos alunos resolverem problemas
envolvendo Efeito Doppler e faremos alguns exemplos com eles.
Para
enfatizar, passaremos o vídeo “Efeito Doppler (legendado)” (2min39s), onde um
professor de Física, ao lado de uma rodovia, fala sobre e vivencia o Efeito Doppler.
Por
fim, citaremos algumas utilidades do Efeito Doppler na nossa sociedade, por
exemplo, “existem radares meteorológicos que se baseiam no Efeito Doppler para
realizar a previsão do tempo através da medição de ondas eletromagnéticas” (Transcrito
do site Mega Curioso).
Figura 9 – Radar Meteorológico
Fonte:
Blog Super-Célula
Avaliação
Entregaremos
aos nossos alunos uma folha impressa com
perguntas e imagens sobre o Efeito Doppler para diagnosticar se eles
compreenderam e aprenderam o conteúdo apresentado. Aqui estão algumas delas:
- (Acadêmico Rio Grande IFRS - adaptado) Uma ambulância com a sirene ligada, emite um
som de frequência 520Hz. Admitindo-se que a velocidade do som no ar é de
340m/s e que a ambulância possui velocidade constante de 80m/s, determine
a frequência percebida por um observador parado na calçada quando a
ambulância:
a) Aproxima-se
do observador (inserir a imagem (Figura 2) na avaliação);
b) Afasta-se
do observador (inserir a imagem (Figura 4) na avaliação).
- Verifique
em qual (is) imagem (ns) ocorre(m) o Efeito Doppler. E quando ocorrer o
Efeito Doppler, explique-o de maneira detalhada (Como o(s) observador(es)
ouve(m) o som (alto, baixo, agudo, grave)? Por que ele(s) ouve(m) o som
dessa forma? Como o motorista ouve o som? E por que ouve o som dessa forma?).
Figura 10 – Corpo de Bombeiros em movimento
Fonte: Tecmundo
Figura 11 –
Ambulância estática
Fonte: Alunos Online
Figura 12 –
Ambulância em movimento
Variável Didática
Os
alunos podem não se lembrar do conteúdo de Ondas. Os equipamentos eletrônicos
podem dar problemas. Os professores podem não conseguir passar todo o conteúdo
planejado para os alunos.
Referências
Só Física. Efeito
Doppler. Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Acustica/doppler.php>.
Acessado em: 01 ago. 2013.
Mega
Curioso. Disponível em: <http://megacurioso.com.br/fisica-e-quimica/36003-voce-sabe-o-que-e-o-efeito-doppler-.htm>.
Acessado em: 24 jun. 2013.
Acadêmico Rio Grande IFRS. Lista
de Exercícios de Física. Disponível em: <http://academico.riogrande.ifrs.edu.br/~daniel.zanotta/arquivos/Lista_Fisica_IV_Acustica_II.pdf>.
Acessado em 09 ago. 2013.
Fontes Consultadas
ARNONI,
Maria Eliza Brefere. 3º Capítulo: Metodologia da Mediação Dialética. In: ARNONI, Maria Eliza Brefere; OLIVEIRA,
Edison Moreira de; ALMEIDA, José Luís Vieira de. Mediação Dialética na Educação Escolar: teoria e prática.
São Paulo: Edições Loyola, 2007, p. 119-171.
Wikipédia.
Efeito Doppler. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Doppler>.
Acessado em: 17 jun. 2013.
Brasil
Escola. O Efeito Doppler. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/fisica/o-efeito-doppler.htm>. Acessado em: 24 jul. 2013.
Planet
Seed. O Jogo de Doopler. Disponível em: <http://www.planetseed.com/pt-br/relatedarticle/o-efeito-doppler-em-um-trem
>. Acessado em 31 jul. 2013.
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Espaço para comentários |
Aspectos positivos: A aula 1 está muito bem elaborada e bem organizada, pode-se notar a clareza com que o conteúdo é transmitido, os exemplos estão bem didáticos, ou seja, de um modo de fácil compreensão. Há coerência entre o tema e há várias imagens e vídeo explicativo contribuindo assim, através das TICs para um melhor aproveitamento da aula.
ResponderExcluirAspectos negativos: A aula por se tratar de um assunto mais complexo em relação á outras frentes da física nessecita de tempo para uma boa compreensão, há muito conteúdo para ser transmitido em apenas uma aula. As questões da avaliação são boas porém talvez os alunos ainda tenham dificuldade para resolvê-las, questões mais simples ajudariam na absorção do conteúdo.
Comentário sobre a aula número 01 elaborado por Honan Esteves e Mayara Laís Zanon:
ResponderExcluirAspectos positivos: os recursos tecnológicos estão sendo muito bem utilizados porque a aula está repleta de exemplos práticos dados a partir de imagens, vídeo e animação, o que é muito importante para que o aluno aprenda onde o “Efeito Doppler” é aplicado no nosso dia-a-dia.
Aspecto negativo: apesar de o plano estar muito bem elaborado, até onde é informado a duração das atividades são cerca de 50 minutos de duração, restando para as demais atividades apenas 30 minutos, tempo muito curto, pois ainda resta a explicação formal do conteúdo, passar um vídeo, que necessita de uma explicação após assistido, e mais a avaliação.