Aula 1

Aula “Ensinando e vivenciando o Efeito Doppler em Ondas Sonoras”
PLANO DE AULA
Escola: Colégio “Chafik Saab”
Professores: Honan Esteves e Mayara Laís Zanon
Turma: “Da Hora”
Ano/Semestre: 2013/ 2º Semestre
Aulas nº: 01 e 02      
Data: 29/08/2013
Horário de início e de término da aula: 21h10min às 22h30
Público Alvo: 2ª Série A do Ensino Médio

Conteúdo
Trataremos neste Plano de Aula sobre o Efeito Doppler “que constitui o fenômeno pelo qual um observador percebe frequências diferentes das emitidas por uma fonte e acontece devido à velocidade relativa entre a onda sonora e o movimento relativo entre o observador e/ou a fonte” (Transcrito do site Só Física).
Observe a situação abaixo (Figura 1), em que a fonte sonora (sirene da ambulância) e o observador estão parados, neste caso o observador ouvirá o som da sirene com a mesma frequência em todo o momento que a ambulância estiver parada, pois as ondas sonoras se propagam em todas as direções de maneira uniforme.
Figura 1 – Fonte Sonora em Repouso
Agora, veja outra situação (Figura 2), onde o observador está parado e a fonte sonora se aproxima dele. Neste caso, conforme a ambulância se aproxima do observador, ele ouvirá cada vez mais alto e agudo, o som da sirene. E isso ocorre, pois ao se aproximar do observador, a ambulância (em movimento) comprime o ar que se encontra à sua frente, assim, as ondas emitidas pela sirene ficam acumuladas à frente da ambulância, fazendo com que a frequência do som seja percebida como mais alta ao se aproximar do observador.
Figura 2 – Fonte Sonora se aproximando do Observador
 Conceitualmente, através da igualdade: λ = v/f (conteúdo de Ondas), onde λ é o comprimento de onda, V é a velocidade da onda e f  é a frequência da onda, podemos também explicar esse fato. As circunferências que aparecem na imagem podem ser as cristas ou os vales das ondas, vamos supor que sejam as cristas. O comprimento de uma onda pode ser medido pela distância entre duas cristas consecutivas (Figura 3). Note que as ondas que estão à frente da ambulância (Figura 2) estão acumuladas, pertinho uma das outras, ou seja, as cristas estão mais perto uma das outras do que na primeira situação em que a ambulância estava parada, então os comprimentos das ondas diminuíram, pois a distância entre as cristas diminuíram. Agora, voltando para a igualdade: λ = v/f, à medida que o comprimento de onda diminui, a frequência aumenta, pois são grandezas inversamente proporcionais, e aumentando a frequência, o som percebido pelo observador, também aumenta.



Figura 3 – Comprimento de onda
Fonte: Ajuda 9º Ano

A ambulância se aproximava do observador anteriormente, agora à medida que ela vai se afastando do observador estático na figura abaixo, ele vai ouvindo o som cada vez mais baixo e grave. E isso ocorre pelo fato de as cristas ondas, na parte traseira do veículo, estão mais afastadas do que na parte dianteira do veículo, fazendo com que a frequência do som seja percebida como mais baixa. Podemos também explicar esse fato pela igualdade λ = v/f, como as cristas estão se afastando cada vez mais, à medida que a ambulância se afasta do observador, o comprimento das ondas é cada vez maior e assim se aumentarmos o valor de λ na igualdade λ = v/f, o valor de f diminui, por isso o observador ouve cada vez mais baixo o som da sirene. 
Figura 4 – Fonte Sonora se afastando do Observador
Explicamos, então, como ocorre o Efeito Doppler através de situações, analisamos as situações, comparamo-las com a igualdade λ = v/f , e agora vamos apresentar uma fórmula que nos ajudará muito na resolução de problemas com o Efeito Doppler. É a seguinte:


Figura 5 – Fórmula do Efeito Doppler
                                                                                             Fonte: Só Física

Onde f0 = frequência aparente percebida pelo observador, ff = frequência real emitida, vf = velocidade da fonte, v = velocidade da onda sonora.
O sinal de vf é negativo quando a fonte se aproxima do observador e positivo quando a fonte se afasta dele.
Exemplo (Acadêmico Rio Grande IFRS): Um automóvel com velocidade constante de 108 km/h passa buzinando por um pedestre parado. A frequência do som emitido pela buzina é 500 Hz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, determine a frequência do som que o pedestre ouvirá ao ser ultrapassado pelo veículo.
Para resolvermos, primeiramente temos que relacionar esses dados com os itens da fórmula. A velocidade do automóvel de 108 km/h é a velocidade da fonte = vf (e será positiva, pois no exercício o carro ultrapassa o pedestre, ou seja, se afasta dele), pois o automóvel buzina então ele é a fonte sonora. A frequência do som emitida pela buzina é 500Hz, ou seja, é a frequência real emitida = ff. A velocidade do som no ar é 340m/s, o som no ar nada mais é do que ondas sonoras se propagando, essa velocidade é a velocidade da onda sonora = v. O exercício quer saber a frequência do som que o pedestre ouvirá quando for ultrapassado pelo veículo, ou seja, f0 = frequência aparente percebida pelo observador. Identificado cada item, é só substituirmos na fórmula e resolver a equação, encontrando assim a f0. Observe que as velocidades dadas no exercício estão com unidades de medida diferentes, antes de substituir na fórmula deve-se transformar uma delas para ficar na mesma medida da outra (pode multiplicar 340m/s por 3,6 para converter para Km/h).
O Efeito Doppler não ocorre somente com ondas sonoras (onda mecânica), também é válido para a luz (onda eletromagnética), ele se manifesta na mudança da cor percebida pelo observador. Mas o foco desta aula será o Efeito Doppler em ondas sonoras.
Ressaltando que o Efeito Doppler deve ser ensinado após o conteúdo de “Ondas”, pois está diretamente relacionado a “Ondas”.
Objetivos
Criar condições para que os alunos aprendam, por meio de situações do dia-a-dia, o que é o Efeito Doppler e, assim, não decorem o conteúdo, mas aprendam verdadeiramente.
Que os alunos consigam identificar este fenômeno ao caminharem em uma avenida, andarem de bicicleta, passearem com o cachorro, e em tantas outras situações.
Conceitualmente, que os alunos percebam que o Efeito Doppler está estreitamente relacionado ao conteúdo de “Ondas” e que tem muita importância para a sociedade, tanto na Medicina, quanto na Astronomia e até mesmo em previsões do tempo.
Metodologia
Nossa aula será realizada de acordo com a Metodologia da Mediação Dialética (M.M.D.). Ao mesmo tempo, em algumas etapas da aula, utilizaremos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), através de slides, vídeo, simulações, figuras. A seguir, minutamos nossa aula.
Iniciaremos nossa aula buscando saber, através de questionamentos, se os nossos alunos lembram-se do conteúdo sobre Ondas (O que são Ondas? O que é a frequência de uma Onda? O que é o comprimento de uma onda?) pediremos para que se reúnam em duplas, ao mesmo tempo, através do PowerPoint, iremos exibir imagens de ondas (logo abaixo) para que eles observem, pensem e reflitam (15min).

Figura 6 – Onda se propagando na água


Figura 7Onda sonora

Figura 8 – Tipos de Ondas
   
Posteriormente, pediremos para que registrem em uma folha e nos entreguem, as respostas dos questionamentos sobre Ondas, que fizemos no início da aula. Esta investigação é necessária, pois precisamos saber as ideias iniciais (Ondas) dos alunos para introduzirmos o novo conteúdo e para dar continuidade à aula, caso não se lembrem, será preciso retornar ao conteúdo de Ondas antes de prosseguir.
Dessa forma, supondo que os alunos saibam o conteúdo de Ondas, criaremos uma situação-problema, para que os próprios alunos confrontem suas ideias inicias sobre “Ondas” com o novo conceito “Efeito Doppler”, pressupondo assim que aconteça uma contradição em sua mente e fazendo com que eles mesmos busquem em todo o seu conhecimento, saber se conseguem ou não, resolver este problema que iremos apresentar. Iremos fazer esta etapa da aula utilizando o “Jogo de Doppler” e para isso será necessário estar com um computador na sala de aula e conectado à Internet. Na verdade é o Efeito Doppler em um trem, haverá um observador estacionário e uma pessoa tocando violino em cima do trem. Faremos a primeira passagem do trem da seguinte forma: O observador estacionário é quem ouve o barulho do violino, então apertaremos o “play” e o trem irá passar com o instrumentista tocando o violino, quando o trem estiver se aproximando do observador, ele ouvirá o som alto e agudo e quando o trem estiver se afastando do observador, ele ouvirá o som baixo e grave, esse fato é o Efeito Doppler. Com isso questionaremos os nossos alunos (Por que será que acontece isto? Ora ele ouve o som mais alto, ora ouve o som mais baixo?) e deixaremos pensarem um pouquinho (15min). Durante a reflexão, daremos pistas para nossos alunos, através de imagens (exibiremos as Figuras 2 e 4 simultaneamente no PowerPoint) e pediremos para relacionarem as imagens com o problema do trem.  
Diremos a eles: “Observem na imagem que a ambulância está em movimento e ela se aproxima do observador que está parado e depois se afasta dele”. Na verdade é o que ocorre com o trem, mas deixaremos eles pensarem um pouco. Depois de algum tempo (5min) diremos: “Observem também o som da sirene que está sendo tocada e por isso têm essas ondas se propagando. Vejam a diferença entre as ondas nas duas imagens e tentem relacionar com o problema do trem.”
No momento em que o trem se aproxima do observador que ouve o som do violino, o som é agudo e alto, pois o instrumentista, o violino e o trem (ao se movimentarem) comprimem o ar que se encontra à sua frente, assim, as ondas emitidas pelo violino ficam acumuladas à sua frente, fazendo com que a frequência do som seja percebida como mais alta ao se aproximar do observador.
Depois faremos outra passagem do trem, onde o instrumentista é quem ouvirá o violino, o trem começa a andar, o instrumentista toca o violino sem parar e ele mesmo ouve o som, o som será o mesmo em todos os momentos. E aí também perguntaremos aos nossos alunos “Por que será que a tonalidade do som não é alterada neste caso?” , deixaremos refletirem (15min), e durante a reflexão daremos pistas, “ Agora não voltem mais o olhar para o observador do trem, mas para o instrumentista!”, “ O instrumentista está parado ou está em movimento em relação ao trem?”.
O som percebido pelo instrumentista que está em cima do trem em movimento não altera a sua frequência, pois o instrumentista está parado em relação ao trem, assim a propagação das ondas ocorre de forma simétrica para o instrumentista, sem que o instrumentista varie a frequência sonora.
Depois de terem resolvido o problema, com o nosso conhecimento, concluiremos explicando formalmente o que é o Efeito Doppler através das mesmas imagens e relacionando com a seguinte igualdade λ = v/f , que já foi feita toda a explicação detalhada no item “Conteúdo”.
Por conseguinte, com o auxílio dos alunos, nomearemos todos os aspectos físicos que aparecem quando o observador está parado e ouvindo o violino sendo tocado pelo instrumentista quando o trem passar. Por exemplo, o som do violino percebido pelo observador, é denominado por f0 = frequência aparente percebida pelo observador; o som do violino é denominado por ff = frequência real emitida; a velocidade do observador (que está estático) é v0= velocidade do observador = 0; a velocidade do trem é denominada por vf = velocidade da fonte; e a velocidade do som do violino no ar é denominada por v = velocidade da onda sonora. Depois disso, apresentaremos uma fórmula que contém todos esses itens e ajudará nossos alunos resolverem problemas envolvendo Efeito Doppler e faremos alguns exemplos com eles.
Para enfatizar, passaremos o vídeo “Efeito Doppler (legendado)” (2min39s), onde um professor de Física, ao lado de uma rodovia, fala sobre e vivencia o Efeito Doppler.
Por fim, citaremos algumas utilidades do Efeito Doppler na nossa sociedade, por exemplo, “existem radares meteorológicos que se baseiam no Efeito Doppler para realizar a previsão do tempo através da medição de ondas eletromagnéticas” (Transcrito do site Mega Curioso).
Figura 9 – Radar Meteorológico

Avaliação
Entregaremos aos nossos alunos uma folha impressa com perguntas e imagens sobre o Efeito Doppler para diagnosticar se eles compreenderam e aprenderam o conteúdo apresentado. Aqui estão algumas delas:
  1. (Acadêmico Rio Grande IFRS - adaptado) Uma ambulância com a sirene ligada, emite um som de frequência 520Hz. Admitindo-se que a velocidade do som no ar é de 340m/s e que a ambulância possui velocidade constante de 80m/s, determine a frequência percebida por um observador parado na calçada quando a ambulância:
a)      Aproxima-se do observador (inserir a imagem (Figura 2) na avaliação);          
b)      Afasta-se do observador (inserir a imagem (Figura 4) na avaliação).

  1. Verifique em qual (is) imagem (ns) ocorre(m) o Efeito Doppler. E quando ocorrer o Efeito Doppler, explique-o de maneira detalhada (Como o(s) observador(es) ouve(m) o som (alto, baixo, agudo, grave)? Por que ele(s) ouve(m) o som dessa forma? Como o motorista ouve o som? E por que ouve o som dessa forma?).

Figura 10 – Corpo de Bombeiros em movimento
Fonte: Tecmundo

Figura 11 – Ambulância estática


Figura 12 – Ambulância em movimento
Fonte: Alunos Online

Variável Didática
Os alunos podem não se lembrar do conteúdo de Ondas. Os equipamentos eletrônicos podem dar problemas. Os professores podem não conseguir passar todo o conteúdo planejado para os alunos.

Referências
Só Física. Efeito Doppler. Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Acustica/doppler.php>. Acessado em: 01 ago. 2013.
Mega Curioso. Disponível em: <http://megacurioso.com.br/fisica-e-quimica/36003-voce-sabe-o-que-e-o-efeito-doppler-.htm>. Acessado em: 24 jun. 2013.
Acadêmico Rio Grande IFRS. Lista de Exercícios de Física. Disponível em: <http://academico.riogrande.ifrs.edu.br/~daniel.zanotta/arquivos/Lista_Fisica_IV_Acustica_II.pdf>. Acessado em 09 ago. 2013.

Fontes Consultadas
ARNONI, Maria Eliza Brefere. 3º Capítulo: Metodologia da Mediação Dialética.  In: ARNONI, Maria Eliza Brefere; OLIVEIRA, Edison Moreira de; ALMEIDA, José Luís Vieira de. Mediação Dialética na Educação Escolar: teoria e prática. São Paulo: Edições Loyola, 2007, p. 119-171.
Wikipédia. Efeito Doppler. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Doppler>. Acessado em: 17 jun. 2013.
Brasil Escola. O Efeito Doppler. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/fisica/o-efeito-doppler.htm>. Acessado em: 24 jul. 2013.
Planet Seed. O Jogo de Doopler. Disponível em: <http://www.planetseed.com/pt-br/relatedarticle/o-efeito-doppler-em-um-trem >. Acessado em 31 jul. 2013.
Mundo Fantástico. Efeito de Doppler. Disponível em: <http://www.mundos-fantasticos.com/ci%C3%AAncia/leis-e-fenomenos2/efeito-de-doppler/>. Acessado em: 07 ago. 2013.



Espaço para comentários




2 comentários:

  1. Aspectos positivos: A aula 1 está muito bem elaborada e bem organizada, pode-se notar a clareza com que o conteúdo é transmitido, os exemplos estão bem didáticos, ou seja, de um modo de fácil compreensão. Há coerência entre o tema e há várias imagens e vídeo explicativo contribuindo assim, através das TICs para um melhor aproveitamento da aula.

    Aspectos negativos: A aula por se tratar de um assunto mais complexo em relação á outras frentes da física nessecita de tempo para uma boa compreensão, há muito conteúdo para ser transmitido em apenas uma aula. As questões da avaliação são boas porém talvez os alunos ainda tenham dificuldade para resolvê-las, questões mais simples ajudariam na absorção do conteúdo.

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  2. Comentário sobre a aula número 01 elaborado por Honan Esteves e Mayara Laís Zanon:

    Aspectos positivos: os recursos tecnológicos estão sendo muito bem utilizados porque a aula está repleta de exemplos práticos dados a partir de imagens, vídeo e animação, o que é muito importante para que o aluno aprenda onde o “Efeito Doppler” é aplicado no nosso dia-a-dia.

    Aspecto negativo: apesar de o plano estar muito bem elaborado, até onde é informado a duração das atividades são cerca de 50 minutos de duração, restando para as demais atividades apenas 30 minutos, tempo muito curto, pois ainda resta a explicação formal do conteúdo, passar um vídeo, que necessita de uma explicação após assistido, e mais a avaliação.

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