Aula 4

Aula “Calor e Temperatura”

Escola: E. E. “Prof. Dr. João Deoclécio da Silva Ramos”
Professoras: Rafaela Soares de Carvalho e Tamara Rosse Candido
Turma: “Inteligente”
Ano/Semestre: 2013/2º semestre
Aula nº.: 01                                     Data: 20/09/2013
Horário de início e de término da aula: 07h00 às 08h40min
Público alvo: 2º ano A do Ensino Médio

Conteúdo
1. Calor e Temperatura
1.1. Diferença entre calor e temperatura.
1.2. Equilíbrio térmico.
1.3. Escalas termométricas.

Para explicar o item 1.1, usaremos textos de autoria própria, elaborados através da leitura de livros, textos da Internet e das notas de aula de nossa disciplina de Física II.

1.1. Diferença entre calor e temperatura

Os conceitos de calor e temperatura estão presentes em nossas vidas e, muitas vezes, são confundidos pelas pessoas. Vejamos a “tirinha” abaixo:
Figura 1 – Confundindo calor com temperatura

Temperatura é a medida do grau de agitação das partículas que constituem uma substância. Por exemplo, um corpo quente possui suas moléculas agitando-se muito, ou seja, tem uma energia cinética alta. Um corpo frio tem uma energia cinética baixa, isto é, suas moléculas agitam-se pouco. A temperatura nos permite classificar o quente e o frio com uma escala. Vamos ver, a seguir, quais são as escalas termométricas mais utilizadas. Na “tirinha” acima, o correto seria o menino dizer que a temperatura está elevada.

Calor é a energia térmica em trânsito. Por exemplo, se um corpo é colocado próximo a outro corpo que possui uma temperatura diferente, a energia térmica é transferida sempre do corpo com temperatura maior para o de temperatura menor, até que suas temperaturas fiquem iguais:

Figura 2 – Transferência de calor
Fonte: Blogue CFQ

Para explicar o item 1.2, usaremos textos de autoria própria, elaborados através da leitura de livros, textos da Internet e das notas de aula de nossa disciplina de Física II.

1.2. Equilíbrio térmico
O equilíbrio térmico ocorre quando dois corpos com temperaturas diferentes (diferentes graus de agitação) colocados em contato atingem a mesma temperatura (mesmo grau de agitação), como podemos observar na Figura 3.
Figura 3 – Equilíbrio térmico

Para explicar o item 1.3, usaremos textos adaptados do livro de YOUNG.

Para medir a temperatura, utilizamos um aparelho chamado termômetro. As três escalas termométricas mais utilizadas são: Celsius, Fahrenheit e Kelvin.

- Celsius: é usada em vários países. O “zero” da escala corresponde ao ponto de fusão do gelo ou ponto de congelamento da água e o número “100” corresponde ao ponto de ebulição da água. Assim a escala Celsius (escala centígrada) fica dividida em cem partes iguais que chamamos de graus.

- Fahrenheit: é bastante utilizada nos Estados Unidos. O ponto de fusão do gelo é 32ºF (trinta e dois graus Fahrenheit), e o ponto de ebulição da água é 212°F. Deste modo, do ponto de fusão do gelo até o ponto de ebulição da água há 180 graus.

- Kelvin: na escala Kelvin, as temperaturas são medidas em “kelvins” e é errado dizer “graus kelvin”, usa-se apenas kelvin. Assim como a escala Celsius, a escala Kelvin é dividida em cem partes iguais. O ponto de fusão do gelo é 273 K e o ponto de ebulição da água é 373 K. Vejamos a Figura 4.

Figura 4 – Comparação de escalas termométricas

Objetivos
- Introduzir o conceito de temperatura e calor utilizando tecnologias para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.
- Fazer com que os alunos consigam associar o conceito de temperatura e calor ao cotidiano.

Recursos Didáticos: vídeos, simulação, computadores e projetor.

Metodologia: ministraremos a aula com o auxílio de tecnologias. Assim, utilizaremos o laboratório de Informática da escola, com o intuito de motivar os alunos a participarem da aula e a associarem o conteúdo dado ao seu dia a dia.
A aula será desenvolvida do seguinte modo: 
Inicialmente, passaremos um vídeo com duração de 6min23seg com as definições de calor, temperatura, equilíbrio térmico, que apresenta as três escalas termométricas mais utilizadas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin:



Este vídeo será o ponto de partida para uma discussão com os alunos, em que iremos pedir que indiquem exemplos de acontecimentos do dia a dia relacionados ao que foi passado no vídeo.
Em seguida, os alunos vão assistir a um vídeo com duração de 2min44seg que traz um experimento sobre o equilíbrio térmico:



Escolhemos este vídeo porque ele é muito interessante para exemplificar o equilíbrio térmico. Acreditamos que, ao assistir o experimento, os alunos terão uma melhor compreensão do mesmo. Após o vídeo, com o objetivo de fazer os alunos raciocinarem um pouco sobre o que assistiram, vamos colocá-los diante das questões abaixo, relacionadas ao experimento do vídeo.
-        No vídeo quando a personagem que está fazendo o experimento com a água (mulher do cabelo curto) coloca as mãos na água “normal”, por que sente que em um recipiente a água está mais fria que no outro?
-        Se ela ficasse um bom tempo com as mãos na água “normal”, continuaria a sentir que a água de um recipiente é mais fria que no outro?
-        Após assistir ao vídeo, o que você conclui, quando sua mãe coloca as mãos em você para identificar se você está com febre?
Para sistematizar o conteúdo, iremos exibir um experimento virtual no projetor e os alunos irão, em dupla, abri-la em seus computadores na sala de Informática da escola: 

Estados da Matéria: Básico
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Vamos pedir para que aumentem a temperatura para 30K e expliquem o que aconteceu com as moléculas. Em seguida, pediremos que aumentem para 60K e vamos questioná-los, até que fique claro que, conforme a temperatura aumenta, as moléculas ficam mais agitadas e, se diminuirmos a temperatura, as moléculas ficam menos agitadas. Com a simulação, os alunos poderão fazer alterações e visualizar os resultados, facilitando, assim, a compreensão do conceito. O tempo estimado de duração desta prática é de 20min.
Sairemos da sala de Informática e retornaremos, então, à sala de aula. Haverá uma discussão com toda a turma, com a finalidade de esclarecer o conceito, aproveitando as ideias dos alunos e incentivando a interação entre professor e aluno. Nesta discussão, iremos pedir para que os alunos nos digam o que é temperatura, calor, equilíbrio térmico, escalas termométricas mais utilizadas e a função do termômetro. Vamos solicitar exemplos de acontecimentos da vida dos alunos, para que relacionem o que estão aprendendo ao cotidiano. Iremos propor que os alunos nos digam suas opiniões sobre a aula que tiveram com o uso de tecnologias, de forma a motivá-los ao entendimento de que a tecnologia não pode ser vista apenas como “lazer”.

Quadro 1 – Relação entre objetivo e metodologia

Objetivo
Metodologia
Introduzir o conceito de temperatura e calor utilizando tecnologias para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.
Para alcançar este objetivo, utilizaremos vídeos e uma simulação.
Fazer com que os alunos consigam associar o conceito de temperatura e calor ao cotidiano.
Realizaremos diálogos com os alunos, conforme os conceitos forem sendo apresentados, sempre pedindo que eles exponham exemplos do seu dia a dia que estejam relacionados ao que estão aprendendo.
Fonte: elaboração própria.

Avaliação: cada dupla deve fazer um resumo curto sobre o conteúdo abordado na aula explicando os conceitos de temperatura, calor, equilíbrio térmico, escalas termométricas e termômetro. Com suas palavras escrever sobre o que entendeu e quais dúvidas surgiram e expor suas conclusões para a turma e através do diálogo esclarecer as dúvidas e corrigir as eventuais falhas que podem ter ocorrido no decorrer da aula, como a má interpretação dos conceitos.

Variável Didática: para a aula, estão previstas as seguintes variáveis:
- a turma não participar;
- algum dos equipamentos que iremos utilizar na sala de Informática dar problema;
- não dar tempo de trabalhar o que planejamos para esta aula.

Fontes

YOUNG, H. D. Temperatura e Calor. In: YOUNG, H. D. Física II: Termodinâmica e Ondas. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008, p. 179-216.
Vídeo-aula sobre Calor e Temperatura. Disponível em: <http://www.videodeaula.com.br/ciencias/calor-e-temperatura/aula-de-calor-e-temperatura.html> Acesso em: 15 jun. 2013.

Física Térmica. Calor. Disponível em: <http://cref.if.ufrgs.br/~leila/>. Acesso em: 23 jul. 2013.
Efeito Joule. Temperatura e Calor. Disponível em: <http://www.efeitojoule.com/2009/01/temperatura-calor-e-temperatura.html>. Acesso em: 29 jul. 2013.
Wikipédia. Energia Cinética. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_cin%C3%A9tica>. Acesso em: 29 jul. 2013.

Wikipédia. Energia Térmica. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_t%C3%A9rmica>. Acesso em: 29 jul. 2013.

Wikipédia. Termômetro. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Term%C3%B4metro>. Acesso em: 29 jul. 2013.

Só Física. Escalas Termométricas: Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Termometria/escalas.php>. Acesso em: 29 jul. 2013.

Wikipédia. Grau Celsius. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Grau_Celsius>. Acesso em: 08 ago. 2013.

Wikipédia. Grau Fahrenheit. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Grau_Fahrenheit>. Acesso em: 08 ago. 2013.

Wikipédia. Grau Fahrenheit. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Kelvin>. Acesso em: 08 ago. 2013.


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Um comentário:

  1. De uma maneira geral, a aula 4 foi muito bem feita, no entanto, ainda podem ser vistas algumas falhas. Seguem abaixo um ponto positivo e outro negativo que se pode notar.

    Positivamente, pesa a estreita relação entre metodologia e objetivo. A metodologia utilizada proporciona aos alunos condições para que os mesmos possam compreender os conceitos apresentados. Sublinho aqui que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC’s, é uma boa estratégia para atrair os alunos durante a realização da aula, sobretudo com o auxílio do experimento virtual, onde os alunos podem visualizar a agitação das moléculas à medida que a temperatura varia. O fato dos vídeos não serem de longa duração ajuda para que o aluno não se desprenda da aula e pense em qualquer outra coisa (que não o conteúdo do vídeo).

    Por outro lado, já destacando um aspecto negativo, observa-se que as autoras do plano de aula 4 foram omissas em alguns momentos. A física, além de muito próxima da vida cotidiana de todos nós, também faz parte do processo seletivo (vestibular) das melhores universidades do Brasil. Questões envolvendo conversões de medidas em escalas termométricas são muito comuns nesse tipo de prova e, assim, tais conversões deveriam ser mais bem trabalhadas com exemplos de exercícios.

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