Aula “Calor e Temperatura”
Escola: E. E. “Prof. Dr. João Deoclécio da Silva Ramos”
Professoras: Rafaela
Soares de Carvalho e Tamara Rosse Candido
Turma: “Inteligente”
Ano/Semestre: 2013/2º
semestre
Aula nº.: 01 Data:
20/09/2013
Horário de início e de término
da aula: 07h00 às 08h40min
Público alvo: 2º ano A do Ensino Médio
Conteúdo
1. Calor e Temperatura
1.1. Diferença
entre calor e temperatura.
1.2. Equilíbrio
térmico.
1.3. Escalas
termométricas.
Para
explicar o item 1.1, usaremos textos de autoria própria, elaborados através da
leitura de livros, textos da Internet e das notas de aula de nossa disciplina
de Física II.
1.1.
Diferença entre calor e temperatura
Os
conceitos de calor e temperatura estão presentes em nossas vidas e, muitas
vezes, são confundidos pelas pessoas. Vejamos a “tirinha” abaixo:
Figura 1 – Confundindo
calor com temperatura
Fonte: Física
na Rede
Temperatura é a medida do grau de agitação das partículas que constituem uma substância. Por exemplo, um
corpo quente possui suas moléculas agitando-se muito, ou seja, tem uma energia cinética
alta. Um corpo frio tem uma energia cinética baixa, isto é, suas moléculas
agitam-se pouco. A temperatura nos permite classificar o quente e o frio com
uma escala. Vamos ver, a seguir, quais são as
escalas termométricas mais utilizadas. Na “tirinha” acima, o correto seria o
menino dizer que a temperatura está elevada.
Calor é a energia térmica
em trânsito. Por exemplo, se um corpo é colocado próximo a outro corpo que
possui uma temperatura diferente, a energia térmica é transferida sempre do
corpo com temperatura maior para o de temperatura menor, até que suas
temperaturas fiquem iguais:
Figura 2 – Transferência
de calor
Fonte: Blogue
CFQ
Para
explicar o item 1.2, usaremos textos de autoria própria, elaborados através da
leitura de livros, textos da Internet e das notas de aula de nossa disciplina
de Física II.
1.2.
Equilíbrio térmico
O
equilíbrio térmico ocorre quando dois corpos com temperaturas diferentes
(diferentes graus de agitação) colocados em contato atingem a mesma temperatura
(mesmo grau de agitação), como podemos observar na Figura 3.
Figura 3 – Equilíbrio
térmico
Fonte: El
Calor y la temperatura
Para
explicar o item 1.3, usaremos textos adaptados do livro de YOUNG.
Para
medir a temperatura, utilizamos um aparelho chamado termômetro. As três
escalas termométricas mais utilizadas são:
Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
- Celsius: é usada
em vários países. O “zero” da escala corresponde ao ponto de fusão do gelo ou
ponto de congelamento da água e o número “100” corresponde ao ponto de ebulição
da água. Assim a escala Celsius (escala centígrada) fica dividida em cem partes iguais que chamamos de graus.
- Fahrenheit: é bastante utilizada nos Estados Unidos. O
ponto de fusão do gelo é 32ºF (trinta e dois graus Fahrenheit), e o ponto de
ebulição da água é 212°F. Deste modo, do ponto de fusão do gelo até o ponto de
ebulição da água há 180 graus.
- Kelvin: na
escala Kelvin, as temperaturas são medidas em “kelvins” e é errado dizer “graus
kelvin”, usa-se apenas kelvin. Assim como a escala Celsius, a escala Kelvin é
dividida em cem partes iguais. O ponto de fusão do gelo é 273 K e o ponto de
ebulição da água é 373 K. Vejamos a Figura 4.
Figura 4 – Comparação
de escalas termométricas
Fonte: Física
Térmica
Objetivos
-
Introduzir o conceito de temperatura
e calor utilizando tecnologias para auxiliar no processo de ensino e
aprendizagem.
-
Fazer com que os alunos consigam associar o conceito de temperatura e calor ao
cotidiano.
Recursos Didáticos: vídeos, simulação, computadores e projetor.
Metodologia: ministraremos
a aula com o auxílio de tecnologias. Assim, utilizaremos o laboratório de Informática da
escola, com o intuito de motivar os alunos a participarem da aula e a associarem
o conteúdo dado ao seu dia a dia.
A
aula será desenvolvida do seguinte modo:
Inicialmente, passaremos um vídeo com duração de
6min23seg com as definições de calor, temperatura, equilíbrio térmico, que apresenta
as três escalas termométricas mais utilizadas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin:
Este vídeo será o ponto de
partida para uma discussão com os alunos, em que
iremos pedir que indiquem exemplos de acontecimentos do dia a dia relacionados
ao que foi passado no vídeo.
Em seguida, os alunos vão assistir a um vídeo com duração de 2min44seg que traz um experimento sobre o equilíbrio térmico:
Em seguida, os alunos vão assistir a um vídeo com duração de 2min44seg que traz um experimento sobre o equilíbrio térmico:
Escolhemos este vídeo porque ele é muito interessante para exemplificar o
equilíbrio térmico. Acreditamos que, ao assistir o experimento, os alunos terão
uma melhor compreensão do mesmo. Após o vídeo, com o objetivo de fazer os
alunos raciocinarem um pouco sobre o que assistiram, vamos colocá-los diante
das questões abaixo, relacionadas ao experimento do vídeo.
-
No
vídeo quando a personagem que está fazendo o experimento com a água
(mulher do cabelo curto) coloca as mãos na água “normal”, por que sente que em um recipiente a água está mais
fria que no outro?
-
Se
ela ficasse um bom tempo com as mãos na água “normal”, continuaria a sentir que
a água de um recipiente é mais fria que no outro?
-
Após
assistir ao vídeo, o que você conclui, quando sua mãe coloca as mãos em você
para identificar se você está com febre?
Para sistematizar o conteúdo, iremos exibir um experimento virtual no
projetor e os alunos irão, em dupla, abri-la em seus computadores na sala de Informática
da escola:
Vamos pedir para que aumentem a
temperatura para 30K e expliquem o que aconteceu com as moléculas. Em seguida,
pediremos que aumentem para 60K e vamos questioná-los, até que fique claro que,
conforme a temperatura aumenta, as moléculas ficam mais agitadas e, se diminuirmos
a temperatura, as moléculas ficam menos agitadas. Com a simulação, os alunos
poderão fazer alterações e visualizar os resultados, facilitando, assim, a
compreensão do conceito. O tempo estimado de duração desta prática é de 20min.
Sairemos da sala de Informática e
retornaremos, então, à sala de aula. Haverá uma discussão com toda a turma, com
a finalidade de esclarecer o conceito, aproveitando as ideias dos alunos e
incentivando a interação entre professor e aluno. Nesta discussão, iremos pedir
para que os alunos nos digam o que é temperatura, calor, equilíbrio térmico,
escalas termométricas mais utilizadas e a função do termômetro. Vamos solicitar
exemplos de acontecimentos da vida dos alunos, para que relacionem o que estão
aprendendo ao cotidiano. Iremos propor que os alunos nos digam suas opiniões
sobre a aula que tiveram com o uso de tecnologias, de forma a motivá-los ao
entendimento de que a tecnologia não pode ser vista apenas como “lazer”.
Quadro
1
– Relação entre objetivo e metodologia
Objetivo
|
Metodologia
|
Introduzir o conceito de
temperatura e calor utilizando tecnologias para auxiliar no processo de
ensino e aprendizagem.
|
Para
alcançar este objetivo, utilizaremos vídeos e uma simulação.
|
Fazer com que os alunos
consigam associar o conceito de temperatura e calor ao cotidiano.
|
Realizaremos
diálogos com os alunos, conforme os conceitos forem sendo apresentados,
sempre pedindo que eles exponham exemplos do seu dia a dia que estejam
relacionados ao que estão aprendendo.
|
Fonte: elaboração própria.
Avaliação: cada dupla deve fazer um resumo
curto sobre o conteúdo abordado na aula explicando os conceitos de temperatura,
calor, equilíbrio térmico, escalas termométricas e termômetro. Com suas
palavras escrever sobre o que entendeu e quais dúvidas surgiram e expor suas
conclusões para a turma e através do diálogo esclarecer as dúvidas e corrigir
as eventuais falhas que podem ter ocorrido no
decorrer da aula, como a má interpretação dos conceitos.
Variável Didática: para a aula, estão previstas as seguintes variáveis:
-
a turma não participar;
- algum
dos equipamentos que iremos utilizar na sala de Informática dar problema;
- não
dar tempo de trabalhar o que planejamos para esta aula.
Fontes
YOUNG, H. D. Temperatura e Calor. In: YOUNG, H. D. Física II:
Termodinâmica e Ondas. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008, p.
179-216.
Vídeo-aula
sobre Calor e Temperatura.
Disponível em: <http://www.videodeaula.com.br/ciencias/calor-e-temperatura/aula-de-calor-e-temperatura.html>
Acesso em: 15 jun. 2013.
Física Térmica. Calor. Disponível em: <http://cref.if.ufrgs.br/~leila/>. Acesso em: 23 jul. 2013.
Física Térmica. Calor. Disponível em: <http://cref.if.ufrgs.br/~leila/>. Acesso em: 23 jul. 2013.
Efeito Joule. Temperatura e Calor.
Disponível em: <http://www.efeitojoule.com/2009/01/temperatura-calor-e-temperatura.html>.
Acesso em: 29 jul. 2013.
Wikipédia. Energia Cinética. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_cin%C3%A9tica>.
Acesso em: 29 jul. 2013.
Wikipédia. Energia Térmica. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_t%C3%A9rmica>.
Acesso em: 29 jul. 2013.
Wikipédia. Termômetro. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Term%C3%B4metro>.
Acesso em: 29 jul. 2013.
Só Física. Escalas Termométricas:
Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Termometria/escalas.php>.
Acesso em: 29 jul. 2013.
Wikipédia. Grau Celsius.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Grau_Celsius>. Acesso em: 08
ago. 2013.
Wikipédia. Grau Fahrenheit.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Grau_Fahrenheit>.
Acesso em: 08 ago. 2013.
Wikipédia. Grau Fahrenheit.
Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Kelvin>. Acesso em: 08 ago.
2013.
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Espaço para comentários |
De uma maneira geral, a aula 4 foi muito bem feita, no entanto, ainda podem ser vistas algumas falhas. Seguem abaixo um ponto positivo e outro negativo que se pode notar.
ResponderExcluirPositivamente, pesa a estreita relação entre metodologia e objetivo. A metodologia utilizada proporciona aos alunos condições para que os mesmos possam compreender os conceitos apresentados. Sublinho aqui que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC’s, é uma boa estratégia para atrair os alunos durante a realização da aula, sobretudo com o auxílio do experimento virtual, onde os alunos podem visualizar a agitação das moléculas à medida que a temperatura varia. O fato dos vídeos não serem de longa duração ajuda para que o aluno não se desprenda da aula e pense em qualquer outra coisa (que não o conteúdo do vídeo).
Por outro lado, já destacando um aspecto negativo, observa-se que as autoras do plano de aula 4 foram omissas em alguns momentos. A física, além de muito próxima da vida cotidiana de todos nós, também faz parte do processo seletivo (vestibular) das melhores universidades do Brasil. Questões envolvendo conversões de medidas em escalas termométricas são muito comuns nesse tipo de prova e, assim, tais conversões deveriam ser mais bem trabalhadas com exemplos de exercícios.