“Ondas
Mecânicas”
Professoras: Cristiane
Pereira Alves e Micheli Roberta Joaquim
Escola: EE
“João Gomieri Sobrinho”
Turma: 2º
ano A do Ensino Médio
Ano/Semestre: 2013/2º
Semestre
Aula nº: 01
Data: 15/08/2013
Início: 07h00
Término:
07h50min
Conteúdo:
- Ondas mecânicas
- Características de uma onda
- Tipos de ondas: transversais e longitudinais
- Ondas periódicas
Em
Física, podemos definir onda como uma perturbação ou oscilação que se propaga
no espaço (ou espaço-tempo) acompanhado de transferência de energia (e não de
matéria). (Transcrição literal do blog Física
Essencial).
Ondas
mecânicas são todas as ondas que precisam de um meio material para se propagar como,
por exemplo, ondas no mar, ondas sonoras, ondas em uma corda, etc. Ao contrário
das ondas mecânicas, as ondas eletromagnéticas não precisam de um meio material
para se propagar, como a luz, raios-X, sinais de rádio, etc.
Todas
as ondas possuem algumas características, sendo elas:
Figura
1:
Características de uma onda
Em
geral, as ondas são transversais ou longitudinais. Nas ondas transversais, as
partículas do meio oscilam na direção perpendicular à direção de propagação da onda.
Nas ondas longitudinais, as partículas do meio oscilam na mesma direção de
propagação da onda. (Transcrição literal do blog Física
Essencial).
Figura
2:
Tipos de onda
Um
pulso ondulatório é o movimento para cima e para baixo apenas uma vez, com
somente uma ondulação. Já em uma onda periódica, há movimentos repetitivos,
várias ondulações.
Figura
3:
Pulso ondulatório
Figura
4:
Onda periódica
Objetivos: Estimular
a observação, a classificação e a relação de tais fenômenos (ondas mecânicas)
encontrados na natureza segundo os aspectos físicos; levá-los a apropriação dos
conhecimentos e à construção de estratégias de aprendizagem que os ajudem a
associar os conteúdos aos fatos cotidianos.
Metodologia: A
aula será ministrada na EE “João Gomieri Sobrinho”, na cidade de Palmares
Paulista – SP, na sala de Informática, onde utilizaremos os vinte computadores,
com uma turma de 35 alunos do 2º ano A do Ensino Médio, no período da manhã,
com duração de cinquenta minutos.
Na
sala de Informática, inicialmente, os alunos serão questionados sobre onda: “O
que é uma onda?”, “Dê um exemplo de onda”. Este diálogo terá duração aproximada
de 15 minutos. A seguir utilizaremos o vídeo Física – Ondas (duração
de aproximadamente dez minutos) para introduzirmos o conteúdo.
Após
o vídeo, com o auxílio de uma mola e de uma corda faremos simulações de ondas
transversais e longitudinais, demonstrações de pulsos ondulatórios e ondas
periódicas, respectivamente, com a participação dos alunos; para que eles
possam se apropriar dos conceitos através da manipulação de materiais que estão
presentes no seu cotidiano. Esta etapa terá duração de dez minutos.
Finalizando,
utilizaremos uma simulação de onda na corda, na qual os alunos poderão verificar a variação da onda
quando alteramos algumas de suas propriedades. Esta atividade será desenvolvida
junto aos alunos, distribuídos em duplas, já que não há computadores para
realizá-la individualmente.
Faremos uma breve apresentação da simulação e pediremos
aos alunos que manipulem as características da onda registrando quais são as
alterações observadas, como, por exemplo, o que acontece quando modificamos os
valores de frequência e amplitude e, a seguir, efetuem medições de comprimento
de onda com diferentes valores das características da onda que serão informados
pelas professoras. Serão utilizados os 15 minutos finais
aula.
Avaliação: A
avaliação se baseará nas atividades realizadas pelos alunos durante a
utilização da simulação. Através das dúvidas que surgirem e dos registros
entregues pelos alunos verificaremos se a metodologia utilizada é a mais eficaz
para o ensino de tais conceitos.
Variável didática: Os computadores
podem estar sem Internet ou danificados; pode ocorrer queda de energia; as
professoras podem não conseguir passar todo o conteúdo para os alunos.
Fontes consultadas:
- YONG, H.D., FREEDMAN, R.A. Física II: Termodinâmica e Ondas. 12 ed. – São Paulo: Addison Wesley, 2008.
- Notas de aula: 26 fev. 2013, 01 mar. 2013 e 22 mar. 2013.
Referências:
- Blog Física Essencial. Ondas (Física II). Disponível em: <http://fisicaessencial.blogspot.com.br/2013/02/ondas-fisica-ii.html> Acesso em: 07 ago. 2013.
- LIEF – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fenômenos Ondulatórios. Imagem das características da onda. Disponível em: <http://www.lief.if.ufrgs.br/~cloliveira/introducao.html> Acesso em: 07 ago. 2013.
- Google Imagens. Ondas Longitudinais e Transversais. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.explicatorium.com%2FCFQ8%2FSom_As_ondas.php&h=0&w=0&sz=1&tbnid=XyisY51mPfNS3M&tbnh=174&tbnw=289&zoom=1&docid=03ZDPTRJPcSYxM&ei=jmLHUdKZHIvm8gTkqoG4Cw&ved=0CAEQsCU> Acesso em: 07 ago. 2013.
- CEPA. Imagem de um pulso propagando-se numa corda. Disponível em: <http://www.cepa.if.usp.br/e-fisica/otica/universitario/cap04/cap4_01.php> Acesso em: 07 ago. 2013.
- Alunos Online. Imagem de onda periódica. Disponível em: <http://www.alunosonline.com.br/fisica/formula-taylor.html> Acesso em: 07 ago. 2013.
- YouTube. Aula 06 – Física – Ondas. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xysFGcPTxmE> Acesso em: 07 ago. 2013.
- PhET. Simulação de Onda na Corda. Disponível em: <http://phet.colorado.edu/sims/wave-on-a-string/wave-on-a-string_pt_BR.html> Acesso em: 07 ago. 2013.
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Aspectos Positivos:
ResponderExcluirA utilização de mola e corda para apresentar, fisicamente, uma onda, é interessante e dinâmico. Junto com o fato de deixar com que os alunos façam eles mesmos as simulações tornam a aula mais atrativa aos alunos.
Aspecto Negativo:
Se levarmos em consideração o tempo de organização dos alunos na sala e mais as atividades propostas no plano de aula, pode-se verificar claramente que o tempo é insuficiente para apenas uma aula de 50 minutos, devendo esta aula ser, preferencialmente, para que não perca a linha de raciocínio dos alunos, de 1:40H.