Aula “Ondas Sonoras – Percepção do
Som”
Escola: “E.E. Prof. Aureliano Mendonça”
Professores: David Tavares da Silva e Lucas Alves Macedo
Turma: “Turma
Sapiens” (2º ano do Ensino Médio)
Ano/Semestre: 2013/
2º semestre.
Aulas nº: 01 e 02
Data: 30/08/2013
Horário de início e término da aula: 07h00 – 07h50min e 07h50min – 08h40min
Público Alvo: alunos de
2º ano do Ensino Médio na disciplina de Física.
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Conteúdo
1. Ondas
Sonoras
1.1. O
que são Ondas Sonoras?
1.2. Amplitude
de uma onda sonora
1.3. Audição
humana - Percepções das ondas sonoras
1.1 – O que são Ondas Sonoras? São
ondas mecânicas, que se propagam de forma
circuncêntrica e apenas em meios materiais como, por exemplo, os meios sólidos, líquidos ou gasosos.
Essas ondas possuem uma velocidade de oscilação ou frequência, medida em hertz (Hz)
e uma amplitude ou energia, medida em decibéis.
Os sons audíveis pelo ouvido humano têm
frequência entre 20 Hz e 20.000 Hz. Abaixo e acima desta faixa estão infrassom e ultrassom,
respectivamente.
(Texto adaptado do artigo “Som” - Wikipédia).
Ilustração I – Infrassom e ultrassom
1.2 - Amplitude de uma onda sonora:
É uma medida escalar negativa e positiva da magnitude de oscilação de uma onda. (Texto adaptado do artigo “Amplitude” - Wikipédia)
Ilustração 2 – Amplitude de ondas sonoras
Fonte: Ajuda 9º Ano
1.3 – Audição humana - Percepções
das ondas sonoras: O
som é produzido por ondas de compressão e descompressão alternadas do ar. As
ondas sonoras propagam-se através do ar exatamente da mesma forma que as ondas
propagam-se na superfície da água. A orelha humana é um órgão altamente
sensível que nos capacita a perceber e interpretar ondas sonoras em uma gama
muito ampla de frequências (16 a 20.000 Hz - Hertz ou ondas por segundo).
A
captação do som até sua percepção e interpretação é uma sequência de
transformações de energia, iniciando pela sonora (que ocorre na orelha externa), passando pela mecânica / hidráulica (que
ocorre na orelha média) e finalizando com a energia elétrica (que ocorre na orelha interna) dos impulsos nervosos
que chegam ao cérebro.
(Texto
adaptado do artigo “Percepção Sonora”
– Studio Mel).
o
Objetivo
Introduzir
os conceitos de ondas sonoras e suas propagações, bem como a percepção das ondas
sonoras pela a orelha humana.
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Metodologia
Introdução
(duração: 10 minutos):
A
aula se inicia com algumas questões que despertem no aluno o interesse pela
matéria. As questões que serão feitas aos alunos são: “O que é som? Como o som
chega até nossos ouvidos? Quando sua mãe pede para abaixar o volume do radio, o
que acontece fisicamente?”. A partir das respostas dos alunos, iremos
introduzir os conceitos de onda sonora.
Vídeo
(duração: 15 minutos): Em seguida, exibiremos o vídeo “Ondas Sonoras – Física”,
que define ondas sonoras e os diferentes tipos de sons. Além disso, o vídeo
mostra aos alunos a possibilidade de se construir instrumentos musicais
simples, a partir do conhecimento dos conceitos de onda sonora. O vídeo tem
duração de 11min48s
Diálogo
(duração 25 minutos): Depois disso, faremos um resumo na
lousa do que foi exibido, perguntando aos alunos quais as definições e conceitos
que eles viram no vídeo, e reforçaremos a explicação sobre as mesmas. Em
seguida, formalizaremos o conceito de percepções das ondas sonoras, comentando
sobre o funcionamento da audição humana na interpretação dos diferentes tipos
de sons.
Produzindo
sons (duração: 25 minutos): Formalizada a explicação teórica,
levaremos os alunos para a sala
de Informática e utilizaremos o simulador de ondas sonoras (ONDAS SONORAS),
para que os próprios alunos possam testar as alterações de frequência e
amplitude sonora, e observar o comportamento gráfico da onda. O objetivo é
fazer com que o aluno associe às características físicas a imagem da onda. Com
o simulador de instrumentos musicais (VIRTUAL
KEYBOARD) os alunos poderão escutar e distinguir os diferentes tipos sons
de cada instrumento.
Avaliação
(duração: 25 minutos): Finalmente, os alunos passarão por
uma avaliação por meio de um relatório. Este relatório será escrito pelo próprio
aluno, e deverá conter as conclusões tiradas por eles a respeito da teoria de
Ondas Sonoras, e a respeito da prática nos simuladores.
o
Materiais
Didáticos
Lousa, giz, sistema multimídia e sala de
informática.
o
Fontes
YOUNG,
H. D. Som e Audição. In: YOUNG, H. D. Física II: Termodinâmica e Ondas. 12. ed.
São Paulo: Addison Wesley, 2008, p. 140-145.
O
que são Ondas Sonoras?
Ondas
Sonoras – Física. Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=a1PiffrQe6Q
> Acesso em 08 ago. 2013
Produzindo
sons
Simulador
de Ondas Sonoras. Disponível em:
<http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/s/ondas-sonoras.html> Acesso em 08 ago. 2013
Teclado
Virtual. Disponível em:
<http://www.bgfl.org/bgfl/custom/resources_ftp/client_ftp/ks2/music/piano/index.htm>
Acesso em 08 ago. 2013
Audição
humana - Percepções das ondas sonoras
Percepção
Sonora – Studio Mel. Disponível em:
<
http://www.studiomel.com/59.html>
Acesso em 08 ago. 2013
Amplitude
de uma onda sonora
Wikipedia
– Amplitude. Disponível em:
Ponto Forte:
ResponderExcluir1. Vídeo
O vídeo (Ondas Sonoras – Física) escolhido pela dupla, além de nos apresentar uma fundamentação teórica, tais como: “O que são Ondas Sonoras, Amplitude de uma Onda Sonora e Audição Humana - Percepções das Ondas Sonoras” nos apresenta também à forma de construir instrumentos musicais bem simples. São dispostas duas equipes; a equipe vermelha tem a disposição: vara de pescar, barbante e uma serra. Enquanto a equipe azul tem: parafuso, uma (01) caixa e hastes de metal. Ambas as equipes tem como desafio tocar uma melodia qualquer onde as notas não precisam ser exatas. Com isto, os alunos visualizam a Física na Prática mesmo estando dentro de uma sala de aula, o que torna a aula mais dinâmica e atrativa.
Pontos Fracos:
1. Conteúdo e Metodologia
Considerando que os critérios de avaliação dos professores Eloi e Rosemara são consistência e criatividade, usaram linguagem escrita no texto com auxilio de hiperlinks e vídeos, no entanto, deixaram de usar história em quadrinhos que tornam a leitura mais agradável e interessante. Pensem, os alunos não gostam de Física, porque consideram difícil. Por este motivo é interessante incluir a história em quadrinhos, pois, a mesma tem o poder de reverter este quadro. Inclusive, não estarão dando uma aula “massante” (chata), pouco interessante e significativa aos alunos na qual participam somente como “ouvintes”. No o intuito de dar uma sugestão a Aula 05, segue abaixo uma historinha em quadrinhos (tirinha) como exemplo, sendo que a mesma poderia ser usada pela dupla.
Figura 1 – [Ondas Sonoras – Percepção do Som]
Imagem extraída de: http://farm8.staticflickr.com/7245/7164272079_f0411e0e9b_b.jpg
2. Avaliação
Não está clara a forma de avaliação, como o “relatório” será “medido”? Quais os critérios de avaliação? A avaliação é o momento do professor analisar a interpretação do aluno mediante situações propostas e compreensão do conteúdo. Sugiro que sejam elaboradas questões inclusas na metodologia que avaliem o objetivo da dupla na Aula 05, que diz o seguinte: “Introduzir os conceitos de ondas sonoras e suas propagações, bem como a percepção das ondas sonoras pela a orelha humana.”
ASPECTOS POSITIVOS: A dupla está de parabéns!
ResponderExcluirA metodologia está coerente com os objetivos e com o conteúdo proposto.
O vídeo é interessante, pois relaciona o conceito com o cotidiano dos alunos, apesar de longo e bastante teórico no inicio. Além disso, mostra algumas curiosidades, principalmente ao final, em que apresenta o experimento com os grãos.
Os aplicativos foram muito bem utilizados na descrição do plano, pois ajuda a fixar o conteúdo e suas aplicações.
ASPECTOS NEGATIVOS: Apesar de completo, o conteúdo poderia estar detalhado, já que o objetivo deste plano é mostrar, também, domínio do conceito, além de possuir falha no anexo das ilustrações.
Faltou esclarecer os pré-requisitos: características das ondas e relação entre seus componentes, como comprimento, amplitude, frequência, velocidade.
A respeito do método de avaliação, seria interessante descrever os critérios que a consiste.
E por não apresentarem variáveis didáticas, os elaboradores do plano supõem não haver imprevistos, como a extensão da discussão do conteúdo ou do tempo gasto para locomoção dos alunos até a sala de informática, já que o plano utiliza exatamente as duas (2) aulas.