Aula 5

Aula “Ondas Sonoras – Percepção do Som”
Escola: “E.E. Prof. Aureliano Mendonça”
Professores: David Tavares da Silva e Lucas Alves Macedo
Turma: “Turma Sapiens” (2º ano do Ensino Médio)
Ano/Semestre: 2013/ 2º semestre.
Aulas nº: 01 e 02   Data: 30/08/2013
Horário de início e término da aula: 07h00 – 07h50min e 07h50min – 08h40min
Público Alvo: alunos de 2º ano do Ensino Médio na disciplina de Física.

o        Conteúdo
1.      Ondas Sonoras
1.1.   O que são Ondas Sonoras?
1.2.   Amplitude de uma onda sonora
1.3.   Audição humana - Percepções das ondas sonoras

1.1 – O que são Ondas Sonoras? São ondas mecânicas, que se propagam de forma circuncêntrica e apenas em meios materiais como, por exemplo, os meios sólidos, líquidos ou gasosos. Essas ondas possuem uma velocidade de oscilação ou frequência, medida em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia, medida em decibéis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm frequência entre 20 Hz e 20.000 Hz. Abaixo e acima desta faixa estão infrassom e ultrassom, respectivamente.
(Texto adaptado do artigo “Som”  - Wikipédia).

Ilustração I – Infrassom e ultrassom


1.2 - Amplitude de uma onda sonora: É uma medida escalar negativa e positiva da magnitude de oscilação de uma onda. (Texto adaptado do artigo “Amplitude” - Wikipédia)

Ilustração 2 – Amplitude de ondas sonoras



1.3 – Audição humana - Percepções das ondas sonoras: O som é produzido por ondas de compressão e descompressão alternadas do ar. As ondas sonoras propagam-se através do ar exatamente da mesma forma que as ondas propagam-se na superfície da água. A orelha humana é um órgão altamente sensível que nos capacita a perceber e interpretar ondas sonoras em uma gama muito ampla de frequências (16 a 20.000 Hz - Hertz ou ondas por segundo).
A captação do som até sua percepção e interpretação é uma sequência de transformações de energia, iniciando pela sonora (que ocorre na orelha externa), passando pela mecânica / hidráulica (que ocorre na orelha média) e finalizando com a energia elétrica (que ocorre na orelha interna) dos impulsos nervosos que chegam ao cérebro.
(Texto adaptado do artigo “Percepção Sonora” – Studio Mel).

o        Objetivo
Introduzir os conceitos de ondas sonoras e suas propagações, bem como a percepção das ondas sonoras pela a orelha humana.


o        Metodologia
Introdução (duração: 10 minutos): A aula se inicia com algumas questões que despertem no aluno o interesse pela matéria. As questões que serão feitas aos alunos são: “O que é som? Como o som chega até nossos ouvidos? Quando sua mãe pede para abaixar o volume do radio, o que acontece fisicamente?”. A partir das respostas dos alunos, iremos introduzir os conceitos de onda sonora.

Vídeo (duração: 15 minutos): Em seguida, exibiremos o vídeo Ondas Sonoras – Física, que define ondas sonoras e os diferentes tipos de sons. Além disso, o vídeo mostra aos alunos a possibilidade de se construir instrumentos musicais simples, a partir do conhecimento dos conceitos de onda sonora. O vídeo tem duração de 11min48s


Diálogo (duração 25 minutos): Depois disso, faremos um resumo na lousa do que foi exibido, perguntando aos alunos quais as definições e conceitos que eles viram no vídeo, e reforçaremos a explicação sobre as mesmas. Em seguida, formalizaremos o conceito de percepções das ondas sonoras, comentando sobre o funcionamento da audição humana na interpretação dos diferentes tipos de sons.

Produzindo sons (duração: 25 minutos): Formalizada a explicação teórica, levaremos os alunos para a sala de Informática e utilizaremos o simulador de ondas sonoras (ONDAS SONORAS), para que os próprios alunos possam testar as alterações de frequência e amplitude sonora, e observar o comportamento gráfico da onda. O objetivo é fazer com que o aluno associe às características físicas a imagem da onda. Com o simulador de instrumentos musicais (VIRTUAL KEYBOARD) os alunos poderão escutar e distinguir os diferentes tipos sons de cada instrumento.

Avaliação (duração: 25 minutos): Finalmente, os alunos passarão por uma avaliação por meio de um relatório. Este relatório será escrito pelo próprio aluno, e deverá conter as conclusões tiradas por eles a respeito da teoria de Ondas Sonoras, e a respeito da prática nos simuladores.

o        Materiais Didáticos
Lousa, giz, sistema multimídia e sala de informática.

o         Fontes

YOUNG, H. D. Som e Audição. In: YOUNG, H. D. Física II: Termodinâmica e Ondas. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008, p. 140-145.

O que são Ondas Sonoras?

Ondas Sonoras – Física. Disponível em:

Produzindo sons

Simulador de Ondas Sonoras. Disponível em:


Teclado Virtual. Disponível em:

Audição humana - Percepções das ondas sonoras

Percepção Sonora – Studio Mel. Disponível em:
< http://www.studiomel.com/59.html> Acesso em 08 ago. 2013

Amplitude de uma onda sonora

Wikipedia – Amplitude. Disponível em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Amplitude> Acesso em 08 ago. 2013



Espaço para comentários


2 comentários:

  1. Ponto Forte:
    1. Vídeo
    O vídeo (Ondas Sonoras – Física) escolhido pela dupla, além de nos apresentar uma fundamentação teórica, tais como: “O que são Ondas Sonoras, Amplitude de uma Onda Sonora e Audição Humana - Percepções das Ondas Sonoras” nos apresenta também à forma de construir instrumentos musicais bem simples. São dispostas duas equipes; a equipe vermelha tem a disposição: vara de pescar, barbante e uma serra. Enquanto a equipe azul tem: parafuso, uma (01) caixa e hastes de metal. Ambas as equipes tem como desafio tocar uma melodia qualquer onde as notas não precisam ser exatas. Com isto, os alunos visualizam a Física na Prática mesmo estando dentro de uma sala de aula, o que torna a aula mais dinâmica e atrativa.

    Pontos Fracos:
    1. Conteúdo e Metodologia
    Considerando que os critérios de avaliação dos professores Eloi e Rosemara são consistência e criatividade, usaram linguagem escrita no texto com auxilio de hiperlinks e vídeos, no entanto, deixaram de usar história em quadrinhos que tornam a leitura mais agradável e interessante. Pensem, os alunos não gostam de Física, porque consideram difícil. Por este motivo é interessante incluir a história em quadrinhos, pois, a mesma tem o poder de reverter este quadro. Inclusive, não estarão dando uma aula “massante” (chata), pouco interessante e significativa aos alunos na qual participam somente como “ouvintes”. No o intuito de dar uma sugestão a Aula 05, segue abaixo uma historinha em quadrinhos (tirinha) como exemplo, sendo que a mesma poderia ser usada pela dupla.

    Figura 1 – [Ondas Sonoras – Percepção do Som]
    Imagem extraída de: http://farm8.staticflickr.com/7245/7164272079_f0411e0e9b_b.jpg

    2. Avaliação
    Não está clara a forma de avaliação, como o “relatório” será “medido”? Quais os critérios de avaliação? A avaliação é o momento do professor analisar a interpretação do aluno mediante situações propostas e compreensão do conteúdo. Sugiro que sejam elaboradas questões inclusas na metodologia que avaliem o objetivo da dupla na Aula 05, que diz o seguinte: “Introduzir os conceitos de ondas sonoras e suas propagações, bem como a percepção das ondas sonoras pela a orelha humana.”

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  2. ASPECTOS POSITIVOS: A dupla está de parabéns!
    A metodologia está coerente com os objetivos e com o conteúdo proposto.
    O vídeo é interessante, pois relaciona o conceito com o cotidiano dos alunos, apesar de longo e bastante teórico no inicio. Além disso, mostra algumas curiosidades, principalmente ao final, em que apresenta o experimento com os grãos.
    Os aplicativos foram muito bem utilizados na descrição do plano, pois ajuda a fixar o conteúdo e suas aplicações.

    ASPECTOS NEGATIVOS: Apesar de completo, o conteúdo poderia estar detalhado, já que o objetivo deste plano é mostrar, também, domínio do conceito, além de possuir falha no anexo das ilustrações.
    Faltou esclarecer os pré-requisitos: características das ondas e relação entre seus componentes, como comprimento, amplitude, frequência, velocidade.
    A respeito do método de avaliação, seria interessante descrever os critérios que a consiste.
    E por não apresentarem variáveis didáticas, os elaboradores do plano supõem não haver imprevistos, como a extensão da discussão do conteúdo ou do tempo gasto para locomoção dos alunos até a sala de informática, já que o plano utiliza exatamente as duas (2) aulas.

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