Aula “Calor e Temperatura”
Escola: E. E. “Prof. Dr. João Deoclécio da Silva Ramos”
Professoras: Rafaela
Soares de Carvalho e Tamara Rosse Candido
Turma: “Inteligente”
Ano/Semestre: 2013/2º
semestre
Aula nº.: 01 Data:
20/09/2013
Horário de início e de término
da aula: 07h00 às 08h40min
Público alvo: 2º ano A do Ensino Médio
Conteúdo
1. Calor e Temperatura
1.1. Diferença
entre calor e temperatura.
1.2. Equilíbrio
térmico.
1.3. Escalas
termométricas.
Para
explicar o item 1.1, usaremos textos de autoria própria, elaborados através da
leitura de livros, textos da Internet e das notas de aula de nossa disciplina
de Física II.
1.1.
Diferença entre calor e temperatura
Os
conceitos de calor e temperatura estão presentes em nossas vidas e, muitas
vezes, são confundidos pelas pessoas. Vejamos a “tirinha” abaixo:
Figura 1 – Confundindo
calor com temperatura
Fonte: Física
na Rede
Temperatura é a medida do grau de agitação das partículas que constituem uma substância. Por exemplo, um
corpo quente possui suas moléculas agitando-se muito, ou seja, tem uma energia cinética
alta. Um corpo frio tem uma energia cinética baixa, isto é, suas moléculas
agitam-se pouco. A temperatura nos permite classificar o quente e o frio com
uma escala. Vamos ver, a seguir, quais são as
escalas termométricas mais utilizadas. Na “tirinha” acima, o correto seria o
menino dizer que a temperatura está elevada.
Calor é a energia térmica
em trânsito. Por exemplo, se um corpo é colocado próximo a outro corpo que
possui uma temperatura diferente, a energia térmica é transferida sempre do
corpo com temperatura maior para o de temperatura menor, até que suas
temperaturas fiquem iguais:
Figura 2 – Transferência
de calor
Fonte: Blogue
CFQ
Para
explicar o item 1.2, usaremos textos de autoria própria, elaborados através da
leitura de livros, textos da Internet e das notas de aula de nossa disciplina
de Física II.
1.2.
Equilíbrio térmico
O
equilíbrio térmico ocorre quando dois corpos com temperaturas diferentes
(diferentes graus de agitação) colocados em contato atingem a mesma temperatura
(mesmo grau de agitação), como podemos observar na Figura 3.
Figura 3 – Equilíbrio
térmico
Fonte: El
Calor y la temperatura
Para
explicar o item 1.3, usaremos textos adaptados do livro de YOUNG.
Para
medir a temperatura, utilizamos um aparelho chamado termômetro. As três
escalas termométricas mais utilizadas são:
Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
- Celsius: é usada
em vários países. O “zero” da escala corresponde ao ponto de fusão do gelo ou
ponto de congelamento da água e o número “100” corresponde ao ponto de ebulição
da água. Assim a escala Celsius (escala centígrada) fica dividida em cem partes iguais que chamamos de graus.
- Fahrenheit: é bastante utilizada nos Estados Unidos. O
ponto de fusão do gelo é 32ºF (trinta e dois graus Fahrenheit), e o ponto de
ebulição da água é 212°F. Deste modo, do ponto de fusão do gelo até o ponto de
ebulição da água há 180 graus.
- Kelvin: na
escala Kelvin, as temperaturas são medidas em “kelvins” e é errado dizer “graus
kelvin”, usa-se apenas kelvin. Assim como a escala Celsius, a escala Kelvin é
dividida em cem partes iguais. O ponto de fusão do gelo é 273 K e o ponto de
ebulição da água é 373 K. Vejamos a Figura 4.
Figura 4 – Comparação
de escalas termométricas
Fonte: Física
Térmica
Objetivos
-
Introduzir o conceito de temperatura
e calor utilizando tecnologias para auxiliar no processo de ensino e
aprendizagem.
-
Fazer com que os alunos consigam associar o conceito de temperatura e calor ao
cotidiano.
Recursos Didáticos: vídeos, simulação, computadores e projetor.
Metodologia: ministraremos
a aula com o auxílio de tecnologias. Assim, utilizaremos o laboratório de Informática da
escola, com o intuito de motivar os alunos a participarem da aula e a associarem
o conteúdo dado ao seu dia a dia.
A
aula será desenvolvida do seguinte modo:
Inicialmente, passaremos um vídeo com duração de
6min23seg com as definições de calor, temperatura, equilíbrio térmico, que apresenta
as três escalas termométricas mais utilizadas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin:
Este vídeo será o ponto de
partida para uma discussão com os alunos, em que
iremos pedir que indiquem exemplos de acontecimentos do dia a dia relacionados
ao que foi passado no vídeo.
Em seguida, os alunos vão assistir a um vídeo com duração de 2min44seg que traz um experimento sobre o equilíbrio térmico:
Em seguida, os alunos vão assistir a um vídeo com duração de 2min44seg que traz um experimento sobre o equilíbrio térmico:
Escolhemos este vídeo porque ele é muito interessante para exemplificar o
equilíbrio térmico. Acreditamos que, ao assistir o experimento, os alunos terão
uma melhor compreensão do mesmo. Após o vídeo, com o objetivo de fazer os
alunos raciocinarem um pouco sobre o que assistiram, vamos colocá-los diante
das questões abaixo, relacionadas ao experimento do vídeo.
-
No
vídeo quando a personagem que está fazendo o experimento com a água
(mulher do cabelo curto) coloca as mãos na água “normal”, por que sente que em um recipiente a água está mais
fria que no outro?
-
Se
ela ficasse um bom tempo com as mãos na água “normal”, continuaria a sentir que
a água de um recipiente é mais fria que no outro?
-
Após
assistir ao vídeo, o que você conclui, quando sua mãe coloca as mãos em você
para identificar se você está com febre?
Para sistematizar o conteúdo, iremos exibir um experimento virtual no
projetor e os alunos irão, em dupla, abri-la em seus computadores na sala de Informática
da escola:
Vamos pedir para que aumentem a
temperatura para 30K e expliquem o que aconteceu com as moléculas. Em seguida,
pediremos que aumentem para 60K e vamos questioná-los, até que fique claro que,
conforme a temperatura aumenta, as moléculas ficam mais agitadas e, se diminuirmos
a temperatura, as moléculas ficam menos agitadas. Com a simulação, os alunos
poderão fazer alterações e visualizar os resultados, facilitando, assim, a
compreensão do conceito. O tempo estimado de duração desta prática é de 20min.
Sairemos da sala de Informática e
retornaremos, então, à sala de aula. Haverá uma discussão com toda a turma, com
a finalidade de esclarecer o conceito, aproveitando as ideias dos alunos e
incentivando a interação entre professor e aluno. Nesta discussão, iremos pedir
para que os alunos nos digam o que é temperatura, calor, equilíbrio térmico,
escalas termométricas mais utilizadas e a função do termômetro. Vamos solicitar
exemplos de acontecimentos da vida dos alunos, para que relacionem o que estão
aprendendo ao cotidiano. Iremos propor que os alunos nos digam suas opiniões
sobre a aula que tiveram com o uso de tecnologias, de forma a motivá-los ao
entendimento de que a tecnologia não pode ser vista apenas como “lazer”.
Quadro
1
– Relação entre objetivo e metodologia
Objetivo
|
Metodologia
|
Introduzir o conceito de
temperatura e calor utilizando tecnologias para auxiliar no processo de
ensino e aprendizagem.
|
Para
alcançar este objetivo, utilizaremos vídeos e uma simulação.
|
Fazer com que os alunos
consigam associar o conceito de temperatura e calor ao cotidiano.
|
Realizaremos
diálogos com os alunos, conforme os conceitos forem sendo apresentados,
sempre pedindo que eles exponham exemplos do seu dia a dia que estejam
relacionados ao que estão aprendendo.
|
Fonte: elaboração própria.
Avaliação: cada dupla deve fazer um resumo
curto sobre o conteúdo abordado na aula explicando os conceitos de temperatura,
calor, equilíbrio térmico, escalas termométricas e termômetro. Com suas
palavras escrever sobre o que entendeu e quais dúvidas surgiram e expor suas
conclusões para a turma e através do diálogo esclarecer as dúvidas e corrigir
as eventuais falhas que podem ter ocorrido no
decorrer da aula, como a má interpretação dos conceitos.
Variável Didática: para a aula, estão previstas as seguintes variáveis:
-
a turma não participar;
- algum
dos equipamentos que iremos utilizar na sala de Informática dar problema;
- não
dar tempo de trabalhar o que planejamos para esta aula.
Fontes
YOUNG, H. D. Temperatura e Calor. In: YOUNG, H. D. Física II:
Termodinâmica e Ondas. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008, p.
179-216.
Vídeo-aula
sobre Calor e Temperatura.
Disponível em: <http://www.videodeaula.com.br/ciencias/calor-e-temperatura/aula-de-calor-e-temperatura.html>
Acesso em: 15 jun. 2013.
Física Térmica. Calor. Disponível em: <http://cref.if.ufrgs.br/~leila/>. Acesso em: 23 jul. 2013.
Física Térmica. Calor. Disponível em: <http://cref.if.ufrgs.br/~leila/>. Acesso em: 23 jul. 2013.
Efeito Joule. Temperatura e Calor.
Disponível em: <http://www.efeitojoule.com/2009/01/temperatura-calor-e-temperatura.html>.
Acesso em: 29 jul. 2013.
Wikipédia. Energia Cinética. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_cin%C3%A9tica>.
Acesso em: 29 jul. 2013.
Wikipédia. Energia Térmica. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_t%C3%A9rmica>.
Acesso em: 29 jul. 2013.
Wikipédia. Termômetro. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Term%C3%B4metro>.
Acesso em: 29 jul. 2013.
Só Física. Escalas Termométricas:
Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Termometria/escalas.php>.
Acesso em: 29 jul. 2013.
Wikipédia. Grau Celsius.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Grau_Celsius>. Acesso em: 08
ago. 2013.
Wikipédia. Grau Fahrenheit.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Grau_Fahrenheit>.
Acesso em: 08 ago. 2013.
Wikipédia. Grau Fahrenheit.
Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Kelvin>. Acesso em: 08 ago.
2013.
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